Artistas criam podcasts inspirados em teatros que existiram no entorno da Praça Tiradentes

Podcast Teatro ao Redor destaca a importância da região para as artes cênicas do Brasil nos últimos dois séculos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Os atores Alex Teixeira e Clarisse Zarvos, em uma conversa em um bar na Lapa, descobriram alguns interesses em comum, entre eles a curiosidade por lugares abandonados e um fascínio por causos do Rio de Janeiro. Depois da pergunta: “Já parou pra pensar na quantidade de teatros que existiam no Centro e que não fazemos ideia de onde ficavam?“, veio o mergulho intensivo em livros e sites antigos e assim nasceu o “Teatro ao Redor”.

O projeto Teatro ao Redor é um podcast com peças radiofônicas criadas pelos artistas a partir de registros, entrevistas e memórias sobre salas de espetáculo ao redor de praças. Na série de estreia, com cinco episódios, eles viajam no espaço e no tempo para contar a história de teatros da Praça Tiradentes. Entre o século XIX e os dias atuais, a região abrigou mais de 40 teatros. Do São Luiz ao Teatro Real São João, passando pelo Teatro Brazilian Garden, Moulin Rouge e o Teatro Maison Moderne, que abrigava peças, roda-gigante, tiro-ao alvo, balões, fotografia, bola ao cesto, pinball e até uma jaula com leões.

Descobrimos uma diversidade incrível de histórias sobre a cena brasileira nesses últimos dois séculos. Eu já sabia que o Centro da cidade tinha uma importante tradição teatral, não apenas ligada às salas de espetáculos, como também ao teatro de rua, mas depois que começamos a buscar essas memórias antigas e atuais, as narrativas foram se multiplicando”, comenta Clarisse Zarvos, que além de fazer parte do elenco de vozes, assina com Alex Teixeira o roteiro e a direção do podcast.

Os episódios influenciados por teatralidades do real, radio-drama e teatro épico tratam de temas como a origem da Praça Tiradentes, a demolição de salas de espetáculo, teatro de revista, os remanescentes teatros Carlos Gomes e João Caetano, cafés-concerto, salões de bilhar, incêndios de teatros, os teatros que viram cinema, e os cinemas que viram teatro, arte pública e performances que questionam as estátuas da praça.

Advertisement

Buscamos com essa proposta de teatro sonoro remediar a abstinência do palco e da rua em meio a quarentena, e ao mesmo tempo em que falamos do passado, percorremos estratégias para reinventar outros futuros no pós-pandemia”, destaca o ator Alex Teixeira.

O podcast Teatro ao Redor vai ao ar aos sábados, às 10h, através da plataforma Spotify.

Ficha Técnica:
Texto, direção e vozes: Alex Teixeira e Clarisse Zarvos
Edição de som: Clarisse Zarvos
Participação: Jane Di Castro
Design: Alessandra Teixeira
Realização: Teatro ao Redor, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Fundo Estadual de Cultura

Paco do Ouvidor Artistas criam podcasts inspirados em teatros que existiram no entorno da Praça Tiradentes
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Artistas criam podcasts inspirados em teatros que existiram no entorno da Praça Tiradentes
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho um bisavô espanhol que teve um teatro no rio de janeiro porém não sei a data em expecífico nem lugar, mas foi no RJ, eu tenho a partir de uma data em diante, 6 de maio de 1913 que é a data que ele chegou aqui, tenho o nome também

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui