Árvore da Lagoa será inaugurada este sábado com 32 metros a menos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Reconstrução da Árvore da Lagoa Primeiro teste de luz realizado hoje.

Depois do desastre a Árvore de Natal da Lagoa deu a volta por cima e será inaugurada no próximo dia 12 (sábado), na Lagoa, às 20h30, no Rio de Janeiro, com o tema “O Natal da Renovação”, tudo haver, né? Afinal, por muito pouco não ficamos sem aquele que é um dos principais eventos do Rio de Janeiro.

Má notícia, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros não contará com a tradicional festa. Mas terá uma belíssima queima de fogos, sincronizada com efeitos especiais de luz – os melhores pontos para a visualização dos fogos serão a Av. Epitácio Pessoa, na altura de Ipanema (entre as ruas Aníbal de Mendonça e Professor Gastão Bahiana), e o Parque dos Patins.  E os testes de luz já começaram no anoitecer dessa segunda-feira, dia 7.

Outra notícia chata  é que após sofrer avarias por conta de fortes rajadas de vento, na madrugada de 20 de novembro, a estrutura foi redimensionada, ficando com 53 metros de altura. Já a cenografia foi adaptada e apresentará três fases.

Advertisement

Empenhamos todos os esforços para realizar a 20ª edição consecutiva da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, que além de trazer o tema renovação, passou agora a ser um exemplo de superação? – diz Alexandre Nogueira, Diretor do Grupo Bradesco Seguros. – Este ano, além de transmitir uma mensagem de esperança e harmonia, a Árvore apresenta, em sua cenografia, uma importante referência aos Jogos Rio 2016, dos quais temos orgulho de ser a seguradora oficial e patrocinadora, ao lado do Banco Bradesco – completa o executivo.

E superação foi a palavra-chave de toda a equipe envolvida na remontagem da Árvore:

Este ano, o desafio que tivemos em nossas mãos foi o combustível para superar limites. Nos dedicamos integralmente para garantir que a Árvore estivesse pronta para o Natal — afirma Nelson Drucker, Diretor-geral de produção da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Presidente da Backstage, empresa responsável pela montagem, planejamento e gerenciamento da Árvore desde a primeira edição.

Cenografia: “O Natal da Renovação”1 - Gotas

Autor da cenografia da Árvore desde sua primeira edição, em 1996, Abel Gomes encarou o desafio de adequar o tema da 20ª edição consecutiva – “O Natal da Renovação” – às novas dimensões. Passando por três fases, a cenografia, composta de luzes, cores e sons, terá início com GOTAS DE CHUVA que surgirão em um fundo azul, representando a água como elemento renovador que fertiliza a terra e traz a promessa de vida.

2 - Mapa-múndi

A noite chegará, então, representada por estrelas de diversos tamanhos e intensidades, até que a cor dourada vai transitar entre tons de azul, fazendo surgir, em uma constelação, a imagem do MAPA-MÚNDI. Nele, pontos de luz representarão a população mundial, em referência aos sentimentos de paz, fraternidade e união entre os povos. O brilho de uma estrela destacará o Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Rio 2016, maior evento esportivo do planeta, símbolo da confraternização mundial.

3 - Árvore

Em seguida, o dourado vai predominar, mais uma vez, na forma de uma tradicional ÁRVORE DE NATAL. Enfeitada por grandiosas bolas, adornos dourados e folhas de trigo, o ícone natalino – em dégradé vermelho – remeterá à comunhão das famílias e ao desejo de cada pessoa por um mundo melhor.

O ser humano tem o poder de se reinventar e seguir em frente. São nesses momentos que sentimos o milagre da renovação, que faz com que tudo comece outra vez – afirma Abel Gomes. –Assim como a Árvore de Natal da Bradesco Seguros, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são símbolos desse sentimento de renovação que move a humanidade – completa o cenógrafo responsável pelos espetáculos de abertura e de encerramento dos Jogos Rio 2016.

Carrilhão Eletrônico

Um carrilhão eletrônico, importado da Itália, semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, reproduzirá os sons das badaladas de sinos originais, com alta fidelidade e nitidez. O sistema permitirá a execução de músicas em dias e horários programados, sem qualquer intervenção manual, garantindo que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na programação, estão previstas composições natalinas, além da música-tema da Árvore de Natal da Lagoa, criada pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Serviço

Inauguração da 20ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros
TEMA “O Natal da Renovação”.
DATA 12 de dezembro, sábado.
HORÁRIO às 20h30.
LOCAL Lagoa – Rio de Janeiro.
(Os melhores pontos para a visualização dos fogos serão a Av. Epitácio Pessoa — entre as ruas Aníbal de Mendonça e Professor Gastão Bahiana — e o Parque dos Patins)

Acendimento

A partir de 12 de dezembro, às 20h30, a 20ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros será acesa de domingo a quinta, do anoitecer às 2h; e na sexta e no sábado até as 3h. A Árvore será acesa pela última vez em 6 de janeiro, Dia de Reis, como manda a tradição.

Os números da 20ª edição

TEMA: O Natal da Renovação

ALTURA DA ÁRVORE: 53 metros, o equivalente a um edifício de 17 andares.

PESO: 350 toneladas.

BASE: 810m2, composta por 11 flutuadores, cada um com 12m de comprimento, 3m de largura e 2,44m de altura, interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m, para apoio da Árvore. O peso de cada flutuador é, em média, de 12 toneladas.

MICROLÂMPADAS: 2,5 milhões

ESTRUTURA TUBULAR: 25 km

EFEITOS: 105 km de mangueiras luminosas reproduzirão a cenografia, 1,7 mil estrobos produzirão efeitos de estrela e 168 refletores de led RGBW.

GERADORES: Seis geradores embarcados, sendo quatro de 550 kVA para iluminação básica da Árvore, um de 100 kVA para acionamento de motores e testes e um de 30 kVA para serviço e sinalização noturna.

PESSOAS ENVOLVIDAS: Em todas as etapas (montagem, inauguração, manutenção e desmontagem), estão envolvidas cerca de 1.500 pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos etc.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Árvore da Lagoa será inaugurada este sábado com 32 metros a menos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui