Árvores ornamentais da Praça Paris, na Glória, são podadas pela Prefeitura do Rio

Poda topiária dos arbustos existentes na Praça Paris teve início nesta sexta (16/07) e será concluída na próxima terça (20/07)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praça Paris, na Glória, Zona Sul do Rio - Foto: Fábio Motta/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Parques e Jardins (FPJ), iniciou, nesta sexta-feira (16/07), a poda topiária dos arbustos existentes na Praça Paris, na Glória, Zona Sul da capital fluminense. A referida técnica de jardinagem, vale ressaltar, é importante para recuperar árvores com características ornamentais. A ação será concluída na próxima terça (20/07).

Ao longo dos últimos 2 anos, dezenas de ficus microcarpa que compõem o espaço não receberam qualquer tipo de cuidado ou serviço de poda artística. Como resultado da falta de manutenção, os arbustos se desenvolveram de maneira excessiva, perdendo a forma ornamental e original.

Luciano Caetano, gerente de Gestão de Praças e Parques Históricos da FPJ, explica que a poda topiária no local se faz necessária para que as espécies recuperem o porte original e o desenho artístico ao longo dos próximos meses. Ele destaca ainda que, para ”esculpir” uma planta, são necessários alguns anos de intervenções que envolvem, além da poda, outras técnicas, como o uso de estacas e de armações para guiar o crescimento das mesmas.

A poda topiária é uma medida de conservação básica e faz parte de um conjunto de ações do projeto de revitalização da Praça Paris. De acordo com a FPJ, já existem propostas adiantadas de entidades públicas para a adoção da área verde, um dos espaços mais queridos dos cariocas na região central da cidade.

Advertisement
poda topiaria praca paris gloria Árvores ornamentais da Praça Paris, na Glória, são podadas pela Prefeitura do Rio
Poda topiária na Praça Paris – Foto: Fábio Motta/Prefeitura do Rio

A Praça Paris foi construída em 1926, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital do Brasil. Em junho de 2015, o DIÁRIO DO RIO contou a história do local de maneira detalhada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Árvores ornamentais da Praça Paris, na Glória, são podadas pela Prefeitura do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui