As 5 Melhores Séries e Filmes na NetFlix que Foram Filmados no Rio de Janeiro

Você gosta do Rio de Janeiro? Confira nossa seleção com cinco produções ambientadas na Cidade Maravilhosa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Netflix possui um imenso acervo de filmes, séries, documentários e produções diversas. Mas nós separamos, aqui, cinco dicas de conteúdo filmado na icônica e turística cidade do Rio de Janeiro, o cartão postal mais significativo do Brasil, selecionados especialmente para quem ama o Brasil e, claro, o Rio de Janeiro.

Você também vai saber como uma VPN pode te ajudar a aproveitar ainda mais este e outros conteúdos – e fica aqui nosso alerta de spoilers!

1. Cidade de Deus

Cidade de Deus As 5 Melhores Séries e Filmes na NetFlix que Foram Filmados no Rio de Janeiro

Uma das maiores obras do cinema brasileiro, nossa lista não poderia começar com outro título. Cidade de Deus (no exterior, intitulado City of God). Dirigido por Fernando Meirelles, o filme foi estreado em 2002 e é um clássico brasileiro reconhecido internacionalmente. 

O enredo gira em torno de personagens como Buscapé (Alexandre Rodrigues), Bené (Phellipe Haagensen), Angelica (Alice Braga), Mané Galinha (Seu Jorge), Berenice (Roberta Rodrigues) e, claro, Zé Pequeno (Leandro Firmino), e mostra um retrato da desigualdade social, da criminalidade, da favelização, da corrupção policial e das mazelas e dramas da sociedade carioca.

Advertisement

2.  Rio

Rio é uma das animações mais icônicas do cinema, e grande parte do filme se passa no Rio de Janeiro. É uma produção 3D estadunidense estreada em 2011 com um enredo que gira em torno de Blu (Jesse Einsenberg/Gustavo Pereira), uma arara-azul macho que é capturada por traficantes de animais no Brasil e vendida para os Estados Unidos, sendo encontrado e cuidado por Linda Gunderson (Leslie Mann/Sylvia Salustti).

Túlio (com voz de Rodrigo Santoro em inglês e português), um cientista biólogo brasileiro, acaba encontrando Linda e a informa de que Blu é o último macho da espécie – é com Jade (com vozes de Anne Hathaway em inglês e Adriana Torres em português), uma arara-azul fêmea, que ele deve acasalar para salvar a espécie.

A produção conta com ótimos dubladores e uma trilha sonora com artistas brasileiros como Carlinhos Brown, Bebel Gilberto, Sério Mendes, Taio Cruz e clássicos como Toquinho e Chico Buarque.

3. Rio 2

Rio 2 1 As 5 Melhores Séries e Filmes na NetFlix que Foram Filmados no Rio de Janeiro

Continuação de uma animação de sucesso, Rio 2 segue o enredo do primeiro filme: agora, Blu e Jade têm três ararinhas-azuis para cuidar: Tiago, Bia e Carla. Eles vivem uma vida em cativeiro, mas Jade quer que os filhotes conheçam a realidade da vida selvagem e se preparem para ela.

Eles vão para a Amazônia, onde Jade encontra seu pai, Eduardo (Andy García/Hércules Franco com a dublagem brasileira), que estava perdido e lidera um grupo de araras-azuis.

Como no primeiro filme, os protagonistas vão ter que enfrentar reencontros com o antagonista Nigel (Jemaine Clement/Guilherme Briggs). Além das cenas de aventura e humor, o filme mostra assuntos sérios como o primeiro título, desta vez mostrando os impactos do desmatamento na Amazônia e a importância da conservação ambiental.

 4. Coisa mais Linda

Intitulada Most Beautiful Thing em inglês, e estreada em 2019 na Netflix, a produção brasileira é uma série baseada no Rio de Janeiro da década de 1950, com um enredo que gira em torno de quatro amigas e suas diferentes realidades e dramas sociais e pessoais: Adélia (Pathy Dejesus), Lígia (Fernanda Vasconcellos), Thereza (Mel Lisboa) e Malu (Maria Casadevall).

Com episódios bem estruturados, a série tem ótimas temáticas feministas e mostra os desafios enfrentados pelas protagonistas, o processo de fortalecimento, empoderamento e reflexão de cada uma delas, tudo regado à ascensão da Bossa Nova e da grande onda de produções culturais brasileiras da década de 1950 que, mais tarde, se tornariam marcas registradas do Brasil no mundo.

Coisa mais Linda traz temáticas, questionamentos extremamente atuais e contemporâneos, mesmo retratando uma sociedade de sete décadas atrás.

5. Rio, Eu te Amo

Rio Eu Te Amo As 5 Melhores Séries e Filmes na NetFlix que Foram Filmados no Rio de Janeiro

Nossa lista fecha do mesmo modo como começou: com uma ótima indicação. Rio, Eu te Amo (Rio, I Love You no título da versão em inglês) é o terceiro filme da franquia Cities of Love (“Cidades do Amor” em uma tradução livre), sucedendo os títulos Paris, Je T’Aime e New York, I Love You.

Ambientado no Rio de Janeiro e estreado em 2014, o filme é uma coleção de pequenas histórias produzidas por diferentes diretores e ambientadas no Rio, reunidas no final da obra – histórias de amor, amizade, romance, drama e superação. Entre os diretores nacionais e internacionais há nomes como Nadine Labaki, Carlos Saldanha, Paolo Sorrentino, Stephan Elliot, Im Sang-Soo e Guillermo Arriaga.

Para ter a melhor experiência com os títulos que nós recomendamos aqui e todos os outros conteúdos de streaming, vale a pena usar uma VPN profissional.

Uma VPN é um ótimo recurso que, além de tornar sua conexão mais segura, também te permite acessar servidores em vários lugares do mundo, acessar filmes e séries que podem não estar disponíveis no seu país ou região – você pode se conectar a um servidor em Portugal para ver um filme que não está disponível aqui, mas que já é exibido por lá, por exemplo.

Vale a pena obter uma boa VPN e aproveitar o melhor dos serviços de streaming.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp As 5 Melhores Séries e Filmes na NetFlix que Foram Filmados no Rio de Janeiro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. “As 5 Melhores Séries e Filmes na NetFlix que Foram Filmados no Rio de Janeiro”. Bem, “Rio” e “Rio 2” não foram filmados no RJ e sim inspirados/baseados.. eu vim curioso pra conhecer o que foi filmado aqui! Enfim, poderiam ter colocado o filme “Sérgio”, não é?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui