As Casas dos Países que funcionarão durante as Paralimpíadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Casa Alemanha
Foto: Fabio Gonçalves

Semana que vem o Rio de Janeiro terá uma semana de Paralimpíadas e, claro, teremos o Boulevard Olímpico, com seus food trucks  e eventos, além do Balão da Skol que voltou já na semana passada.

Infelizmente nem todas as casas temáticas estarão abertas. Das 52 apenas 9 funcionarão durante os Jogos Paralímpicos, veja quais:

CASA ALEMANHA

O país criou um grande espaço para cariocas e turistas na praia do Leblon. O pavilhão OliAle oferece, gratuitamente, atividades lúdicas para crianças, programação cultural, esportiva e gastronômica, além de debates sobre sustentabilidade e oficinas de cervejas.

Um telão montado na areia da praia transmite as competições disputadas pelos atletas alemães. De uma grande chapa saem centenas de currywurst, o típico salsichão.

Advertisement

* Onde: Praia do Leblon, ao lado do canal do Jardim de Alah
* Quando: durante os Jogos Paralímpicos, de quinta a domingo, das 14h30 às 21h30. Para ficar por dentro da programação de shows, clique aqui.
* Quanto: de graça

CASA BRASIL

Reúne em um só espaço informações sobre cultura, turismo, esporte e negócios. Na programação, shows, eventos culturais, conferências, encontros de negócios e seminários. O visitante pode ainda degustar o café brasileiro e viver uma experiência interativa como se estivesse nas Cataratas do Iguaçu.

* Onde: Píer Mauá, armazéns 1 e 2.
* Quando: até 06/09, das 14h às 20h; de 07/09 a 18/09, das 10h às 20h. Confira a programação
* Quanto: de graça

CASA COLÔMBIA

A degustação do Café Juan Valdez, ícone mundial de qualidade, é um dos destaques da casa, que apresenta ainda música e dança típicas do país, além de frutas exóticas como lulo, feijoa e borojó.

* Onde: Praça Marechal Âncora, 95 – Praça XV, Centro
* Quando: de 05/09 a 18/09, das 10h às 20h
* Quanto: de graça

CASA GRÃ-BRETANHA

Apresenta o melhor da cultura britânica, oferecendo programação de esporte, cultura e educação, além de promover negócios.

* Onde: Shopping Metropolitano (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300, Barra da Tijuca)
* Quando: de 07/09 a 18/09, das 9h às 22h.
* Quanto: para visitar, é preciso se cadastrar no site oficial e receber um convite, já que a entrada é limitada.

CASA JAPÃO

Recepciona atletas, familiares e todos os visitantes que queiram conhecer a “omotenashi”, a famosa hospitalidade japonesa. A principal exibição promove os Jogos Tóquio 2020.

* Onde: Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca)
* Quando: 07/09 a 18/09, de 12h às 20h (dia 17/09, apenas com convite)
* Quanto: de graça

TOKYO CARAVAN

Reúne projetos desenvolvidos por japoneses, como o artista Katsuhiko Hibino e o dramaturgo Hideki Noda. O primeiro organizou uma mostra com trabalhos feitos durante sua atuação em instituições de assistência social no Brasil. O segundo traz o resultado de um workshop cultural com artistas japoneses e brasileiros. Uma terceira exposição mostra os encantos turísticos da capital japonesa.

* Onde: Paço Imperial (Praça XV de Novembro 48, Centro)
* Quando: até 07/09, de 12h às 19h (fecha às segundas)
* Quanto: de graça

CASA MÉXICO

casa-mexico-JM-Coelho_04
Foto: Fabio Gonçalves

O país trouxe para o Brasil três exposições. A inédita ‘Magia dos Sorrisos’ tem 125 peças arqueológicas que têm em comum a feição de sorriso. Algumas têm cerca de 1.500 anos e todas são classificadas segundo o tipo de sorriso: felicidade, sarcasmo, ironia etc.

Na mostra ‘Frida e Eu’, são as crianças que mergulham no universo da pintora mexicana, cuja biografia originou atrações lúdicas e coloridas. A cama com um espelho suspenso que Frida usava para pintar seus autorretratos, por exemplo, ganhou miniaturas em que as crianças podem deitar e desenhar. A casa ainda apresenta a mostra ‘América Latina, Jogos Olímpicos: México 68 – Rio 2016’, que coloca lado a lado a logomarca da Olimpíada da Cidade do México e a do Rio, além das duas tochas, das mascotes e dos ingressos.

* Onde: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, s/n° – Centro
* Quando: de terça a sexta, das 10h às 17h30; sábado e domingo, das 14h às 18h
* Quanto: R$ 8 para as três exposições

CASA PYEONG CHANG

Sede dos Jogos de Inverno 2018, o condado sul-coreano traz um pouco desta experiência às areias cariocas. O visitante pode experimentar esportes de neve por meio de óculos de realidade virtual e um palco de frente para a praia oferece degustação de comida coreana e performances de k-pop, taekwondo, música clássica e break-dancing.

* Onde: QL03/QL 04 – Avenida Atlântica, Praia do Leme
* Quando: de 07/09 a 18/09
* Quanto: de graça

CASA SUÍÇA

Além da gastronomia, o visitante pode usufruir de uma pista de patinação no gelo e outra de corrida, com direito a fotos e cronometragem oficial. Após os Jogos, a área ocupada pelo Baixo Suíça, de 4.100 metros quadrados, será transformada em um campo oficial de beisebol. Mais um legado olímpico para a cidade do Rio de Janeiro.

* Onde: Campo de Beisebol da Lagoa Rodrigo de Freitas
* Quando: até 18/09, das 11h às 23h. Nos dias 07/09 e 08/09, a casa recebe uma amostra do Cybathlon, evento que será realizado em outubro na Suiça, com atletas que usam próteses eletrônicas. Confira a programação completa no site
* Quanto: de graça.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp As Casas dos Países que funcionarão durante as Paralimpíadas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui