UFF

A Orquestra Sinfônica Nacional UFF, antiga Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC, convida para a Série Alvorada, no próximo domingo, dia 25, às 10h30 no auditório do Cine Arte UFF. No concerto que terá a regência do maestro e violinista Felipe Prazeres, serão executadas obras de A.Nepomuceno e F.Mendelssohn.

Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias,9, Icaraí
Informações: 3674-7531

OPES

A Orquestra Petrobras Sinfônica realiza 3ª edição da Semana de Câmara Armando Prazeres, dedicada ao maestro e fundador do , falecido há 20 anos. A OPES realizará entre os dias 26 e 30 de agosto, a Semana de Câmara e serão cinco concertos. Além de integrantes da orquestra, uma novidade desta edição é a interação de músicos da Academia Juvenil da Petrobras Sinfônica, projeto com regência pelo maestro Felipe Prazeres. Dois jovens participarão dos concertos, sendo diretamente motivados pelos profissionais da OPES com reconhecida experiência camerística.

Dia 26, às 18h

ARCOS TRIO
Daniel Albuquerque, violino
Daniel Prazeres, viola
Fabio Coelho, violoncelo

Dia 27, às 18h

QUINTETO DE SOPROS
Murilo Barquette, flauta
Rodrigo Herculano, oboé
Igor Carvalho, clarineta
Paulo Andrade, fagote
Josué Soares, trompa

Dia 29, às 18h

DUO BURAJIRU
Fernando Thebaldi, viola
Yuka Shimizu, piano

Dia 30, às 18h

QUINTETO DE CLARINETAS DA OPES
Cristiano Alves
Igor Carvalho
Paulo Passos
Jonathan Ximenes
João Vitor Nascimento

Sala Cecília Meireles
Espaço Guiomar Novaes
Largo da Lapa,47 – Lapa
Informações: 2332-9223 e 2332-9224

OSB

A Orquestra Sinfônica Brasileira programou dois concertos na Sala cecília Meireles, as Serenatas para Sopros. No sábado, dia 24, às 20h, serão executadas as Serenatas de Mozart e Dvo?ák. No domingo, 25, às 11h, será o Concerto da Juventude, ideal para as crianças.

Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa,47 – Lapa
Informações: 2332-9223 e 2332-9224

DUO JAZZ

Formado pelo trompetista Fabrizio Bosso e o pianista Julian Oliver Mazzariello, o Duo Jazz Tandem, de músicos italianos,faz uma apresentação dia 28, às 21h, no Clube Manouche. No repertório musicas do último álbum Tandem live at Umbria Jazz Winter, gravado na noite do Réveillon de 2018 em ocasião da edição invernal do Umbria Jazz Festival, e lançado em maio passado pela etiqueta Warner Music Itália. O evento é uma realização da Embaixada da Itália em Brasilia e do Istituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro.

Clube Manouche
Informações: manouche.byinti.com
Rua Jardim Botânico,9 – Jardim Botânico

BARROCO

O Rio de Janeiro será o local da primeira edição do “Baroque in Rio” , festival de música barroca que ocupará locais históricos da cidade com a presença de músicos franceses e brasileiros, e tem a direção artística dos cravistas Olivier Baumont e Rosana Lanzelotte.

Uma das principais atrações é a estreia moderna da “Abertura”, escrita em 1819 no Rio de Janeiro, há exatos 200 anos, por Sigismund Neukomm (1778 – 1858), o único músico da missão. Outro ponto alto do festival é a apresentação dos concertos para 2 e 4 cravos de J.S.Bach. O festival conta com a participação de Julien Chauvin (violino barroco e regência), Christine Plubeau (viola da gamba), Jeanne Zaepfell (soprano) e Cristiano Gaudio (cravo), ao lado dos brasileiros Marcelo Fagerlande (cravo), Quinteto Fantástico (liderado por Felipe Prazeres) e a Orquestra da UNIRIO.

O evento é uma iniciativa do diretor do Instituto Francês do Brasil e Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Alain Bourdon e tem o patrocínio da Embaixada da França e o apoio cultural do Instituto Francês do Brasil e do Consulado da França no Rio de Janeiro.

Dia 30, às 20h

Bach, Bach, Bach – festa de cravos

Cravos: Olivier Baumont, Rosana Lanzelotte, Marcelo Fagerlande e Cristiano Gaudio
Quinteto Fantástico: Felipe Prazeres (violino), Marco Catto (viola), Marcus Ribeiro (cello), Rodrigo Favaro (contrabaixo)
Convidado especial: Julien Chauvin (violino)

Sala Cecília Meireles
Espaço Guiomar Novaes
Largo da Lapa,47 – Lapa
Informações: 2332-9223 e 2332-9224

Dia 31, às 17h

Concert Français
Artistas: JUlien Chauvin (violino barroco), Olivier Baumont (cravo), Christine Plubeau (viola de gamba), Jeanne Zaepfell (soprano) e Cristiano Gaudio (cravo).

Igreja da Nossa Senhora da Glória do Outeiro
Praça Nossa Senhora da Glória, 26

Dia 1º de setembro, às 11h

Música para o novo reino

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº – Cinelândia
Informações: 2332-9191 e 2332-9134

Dia 2

Ateliê de música barroca (oficina)
Olivier Baumont (cravo) – de 10h às 13h
Julien Chauvin (violino e música de câmara) – de 14h às 17h

Inscrições através do e-mail cultural@rioaliancafrancesa.com.br (vagas limitadas)
Aliança Francesa do Rio de Janeiro
Rua Muniz Barreto, 746 – Botafogo

Dia 2, às 19h

O Rei Dança/Le Roi Danse (projeção de filme)
Informações: 2544-2533
Teatro Maison de France
Av. Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro

LICIA LUCAS

A festejada pianista brasileira Licia Lucas fará um recital no próximo dia 28, às 19h, na Série Quarta Clássica, no Teatro Municipal de Niterói.

Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro,35 – Niterói
Informações: 2620-1624

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui