ASSERJ entra na justiça contra leis de distribuição gratuita de sacolas plásticas

Nova regra, já aplicada em São Gonçalo e Maricá, contraria a Lei Estadual que retirou quase 4,5 bilhões de sacolas de circulação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de freestocks.org no Pexels

A ASSERJ – Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – entrou na justiça contra as novas leis de São Gonçalo (Lei 1.261) e de Maricá (Lei 3.066), que proíbem a cobrança, a preço de custo, das sacolas plásticas nos supermercados. As novas regras contrariam a Lei Estadual 8.473/19, que possibilitou a retirada de quase 4,5 bilhões de sacolas plásticas em dois anos. O município de Barra do Piraí também publicou uma lei similar, pendente de regulamentação. O prefeito vetou integralmente o projeto de lei e alegou inconstitucionalidade. Em Petrópolis, o Prefeito também vetou integralmente o projeto de lei, que aguarda a manifestação da Câmara se manterá ou derrubará o veto. Existem outros projetos de lei tramitando nos municípios do Rio de Janeiro, Queimados e Itaboraí.

As leis de São Gonçalo e Maricá vão na contramão de tudo o que foi construído ao longo desses dois anos. Por conta da Lei Estadual, retiramos quase 4,5 bilhões de sacolas plásticas de circulação, são menos 6 milhões por dia, apenas no estado do Rio. Sem cobrança, as sacolinhas voltam a circular livremente e, assim, o risco ambiental é agravado e ainda compromete a meta de redução do uso de plástico em 70% em 4 anos, estipulada pela Lei“, explica Fábio Queiroz, presidente da ASSERJ.

A legislação estadual também gerou uma mudança no comportamento do consumidor. Uma pesquisa feita pela ASSERJ, em junho desse ano, revelou que 70% não utilizam mais a sacola plástica para compras. “A população do Rio de Janeiro abraçou a causa. Sete em cada dez pessoas aderiram ao uso de bolsas retornáveis. Por isso, entendemos que essas novas propostas representam um retrocesso para o cidadão, para a sociedade e sobretudo para o meio ambiente“, destaca Fábio.

O valor cobrado pelas sacolas é o preço de custo e varia entre 5 e 10 centavos. “A cobrança foi estipulada apenas para desestimular o uso, o que já acontece em diversos países. Além disso, como o valor de venda é o preço de custo, não gera lucro algum para os supermercados”, finaliza Fabio.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ASSERJ entra na justiça contra leis de distribuição gratuita de sacolas plásticas
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. A valor de 5centavos cada sacola , os SUPERMERCADOS embolsarom um valor total de 9.000.000 (NOVE milhões em dois anos, e EU pesoalmente tive que pasar a vergonha de sair de um comercio com as mercadorias pagas e bem pagas, na mao ,sem ser devidamente guardadas, como se fosem roubadas, sim porque ladrão nao espera que lhe empacotem as coisas que rouba E eses prefeitinhos levando algum por debaixo, ou ate por detras , quem sabe. Vida que segue.

  2. Uma sacolinha comprada pelas redes a quantidade de centenas de milhares ou na casa de milhao como em redes cono Hortifruti e Pão de Açúcar não custa 5 ou 10 centavos. Mentira. Essas redes visam o lucro pois nao repassam essa redução aos consumidores. O uso ou não de sacolas vai da consciência de casa um.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui