Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis lança Manual do Síndico

Publicação tem como objetivo auxiliar os profissionais responsáveis pela gestão de imóveis em todo Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

 A Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), lança, nesta terça-feira, 23/03, o Manual do Síndico. O material, que está em sua primeira edição e é totalmente gratuito para a sociedade, estará disponível para ser baixado no site da instituição (www.abadi.com.br). O documento tem uma base sólida e bem estruturada de conhecimentos condominiais, tanto para os síndicos quanto para os moradores, e aborda diversos pontos comuns em seis capítulos sobre Implantação do Condomínio; Gestão de Pessoas; Finanças; Manutenção Predial; Assembleias; e Prestação de Contas. A publicação foi desenvolvida por especialistas do mercado imobiliário que compõem a diretoria da ABADI.
 
O Manual do Síndico orientará o leitor, entre outras coisas, a implementar um condomínio, por meio de atividade incorporativa ou empresarial; falará sobre a estrutura dele; regimento interno; papéis do síndico, subsíndico, conselho consultivo e conselho fiscal; orçamento e fundo de reserva; cota extra e inadimplência; manutenção predial; e gestão de conflitos. De acordo com Rafael Thomé, presidente da ABADI, o material tem como objetivo informar e, ao mesmo tempo, melhorar a relação entre síndicos e administradoras de imóveis e condomínios. “Acreditamos que quando o síndico é mais bem informado sobre suas atribuições, direitos e deveres, essa relação com a administradora naturalmente melhora. Um síndico mais consciente vai ter tratativas mais eficientes e pontuais com a sua administradora e, dessa forma, o trabalho de todos evolui, impactando também os moradores, os conselheiros e até a própria administradora e o mercado como um todo”.
 
“Um condomínio bem administrado traz eficiência na gestão patrimonial das famílias. Ele é a base das famílias e, por isso, é fundamental termos síndicos que entendam o tamanho da responsabilidade, dos riscos que a função demanda e do tamanho desse papel dentro do condomínio. Ele representa a menor esfera de poder público que existe e dali emana para a sociedade algo que, se tivermos os condomínios bem organizados, teremos uma estrutura importante para a sociedade como base”, analisa Marcelo Borges, Diretor de Condomínio e Locação da ABADI.
 
O Manual do Síndico estará disponível para download gratuito a partir do dia 23/03, através do link www.abadi.com.br.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis lança Manual do Síndico
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui