Até 1/3 dos restaurantes do Rio podem fechar após o fim da crise do COVID-19

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Comércio do Rio fechado devido ao período de quarentena - Foto: Marcia Foletto

Todos setores estão sofrendo muito com a crise do COVID-19 e com a quarentena, exceto talvez mercados e farmácias. Parece certo que haverá uma forte crise mesmo quando a doença passar. A Fecomércio prevê que o setor do comércio pode demitir até 464 mil pessoas no Rio de Janeiro. Afinal, está quase tudo fechado desde o dia 23 de março e a situação ainda deve perdurar pelo mês de maio, com chances de ser ainda mais rígida e prolongada.

Mas é na gastronomia que a crise mais séria já começou a se mostrar: casas tradicionais estão fechando em série, como é o caso do Bar Leo, no Centro, do Ráscal, Maloca Carioca, o Puro, a Pizzaria Braz da Barra, o Avenca, entre outros. E já é quase certo que pelo menos 1 em cada dez restaurantes não reabrirão após o fim da pandemia.

Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) concluiu que pelo menos 10% dos donos de estabelecimentos gastronômicos da cidade já decidiram que não vale a pena insistir no negócio, e não pretendem reabrir. “Quase 50% dos entrevistados disseram que estão com receita zero. Sem delivery, sem nada”, diz Fernando Blower, presidente do SindRio. Outros especialistas disseram ao DIÁRIO que apenas o serviço de delivery não é capaz de pagar sequer 50% das despesas um restaurante que normalmente vive de um ponto comercial privilegiado.

A situação, que já deixou 20 mil pessoas do setor de gastronomia desempregadas pela estimativa de Blower, pode ser ainda pior. Ele prevê que, sem ajuda governamental, 30% dos bares e restaurantes do Rio ficarão definitivamente fechados, mesmo após o fim da quarentena.

Advertisement

A pandemia foi uma bomba para nós. Desestruturou completamente a saúde financeira de empresas que já vinham de anos de crise”, disse o presidente do SindRio.

Um outro grande indício da situação narrada pelo especialista do SindRio é a quantidade de imóveis sendo entregues pelos inquilinos aos proprietários. “A situação realmente preocupa. Diversos bares e restaurantes, e até padarias, têm solicitado cálculos de multa rescisória para entrega de chaves“, disse Wilton Alves, da administradora de imóveis Sergio Castro, com grande número de lojas comerciais na carteira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Até 1/3 dos restaurantes do Rio podem fechar após o fim da crise do COVID-19
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui