Até 1º de outubro tem festival gastronômico Santa Mesa em Santa Teresa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

 

Restaurante Espírito Santa caipimate cred Priscila Gaertner imprensa Até 1º de outubro tem festival gastronômico Santa Mesa em Santa TeresaVocê precisa de desculpas para comer? Então vá para Santa Teresa entre os 22 de setembro e 01 de outubro, que  irá receber, pela primeira vez, o festival gastronômico Santa na Mesa. O evento, realizado em grande parte no Parque das Ruínas, inclui na programação dos fins de semana a Feira de Produtores, que apresentará ao público produtos orgânicos, cervejas especiais, peixes e mariscos, queijos e laticínios, cafés e alimentos processados e muito mais. O Amesanta de Bandeja também estará por lá com os restaurantes do bairro oferecendo seus pratos carros-chefe na versão comida de rua. Toda a diversidade ofertada pelos estabelecimentos de Santa Teresa estará à disposição do público no Circuito Gastronômico durante todo o período do festival: os estabelecimentos participam de diferentes roteiros, como de comida contemporânea, cervejas especiais, café da manhã, pizza, sanduíches, pães, doces e guloseimas, dentre outros. Os roteiros estão sinalizados no mapa do festival que será disponibilizado para os visitantes do evento.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no centro do Rio. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Passa no Paço.

Circo dos Sabores, também acontecerá nos dois finais de semana do festival e é um dos programas mais esperados pelo público: no centro da Feira dos Produtores, no circo que tradicionalmente abriga atividades artísticas dentro do Parque das Ruínas, será montada uma cozinha para receber os profissionais do bairro e do cenário gastronômico carioca. As duplas de Chefs utilizarão produtos disponíveis nas barracas dos produtores para cozinharem suas receitas e oferecerem degustações ao público. Natacha Fink e Teresa Corção, Raul Faria e Frederic Monnier, Alda Maria e Flávia Quaresma, Neto Perrone e Lucinho Lef e Rafael Santana e Andressa Cabral são alguns dos profissionais que estarão por lá. O encontro acontecerá em dois horários: às 12h e às 15h. As crianças também têm vez no Circo dos Sabores: nos sábados e domingos do evento, entre 9h e 10h30, a Festa no Céu Quituteria desenvolverá uma programação para os pequenos com brincadeiras, oficinas gastronômicas e leituras animadas sobre temas relacionados à alimentação. Na sequência, a partir das 11h, O Teatro do Parque das Ruínas recebe o público infantil com espetáculos de teatro musical.

Advertisement

Restaurante City Burger Hamburguer Paris cred Priscila Gaertner 2 imprensa Até 1º de outubro tem festival gastronômico Santa Mesa em Santa Teresa

Na programação cultural destacam-se apresentações musicais no Café do Alto, Maloca Carioca, Simplesmente e Favela Hype – Luiz Brasil, Guga Mendonça, Samba Nosso e o trio de jazz Tricerátopo são alguns dos nomes confirmados. Um dos pontos altos da programação será a comemoração dos 20 anos do grupo Céu na Terra no Parque das Ruínas, com espetáculo infantil no dia do encerramento do festival (01/10) às 14h e o tradicional Pastoril às 17h.

Nos dias 26 e 27, haverá uma roda de conversa com o tema sustentabilidade na gastronomia, abordando a cadeia completa do produtor ao descarte dos resíduos. As inscrições são gratuitas e abertas ao público. Presença confirmada do Chef Rafa Costa Silva.

A mostra de cinema Reconexão também faz parte da programação cultural, abordando como tema central a alimentação. As produções selecionadas revelam histórias sobre modelos de produção alimentícia mais saudáveis para o corpo e para o planeta. No Cine Santa, dias 28, 29 e 30 de setembro, com entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO

Circuito Gastronômico:

  • No Roteiro de Restaurantes estão Adega do Pimenta, Aprazível, Café do Alto, Espírito Santa, Mama Shelter, Brasserie São Elas, Bar do Marcô, Térèse  e muito mais.
  • No Roteiro de Bares estão Portella Bar, Simplesmente, Bar do Mineiro, Bar dos Descasados e muito mais.
  • No Roteiro do Sanduíche estão Fantinatoca, City Burguer, Maloca Carioca, Mama Shelter e muito mais.
  • No Roteiro das Cervejas Especiais estão o Aprazível, Adega do Pimenta, Bar dos Descasados, Espírito Santa, Favela Hype, Café do Alto, Maloca Carioca e muito mais.
  • No Roteiro do Café da Manhã estão Café do Alto, Cereal, Mama Shelter, Espírito Santa, Térèse e muito mais.
  • No Roteiro de Pães, Doces e Guloseimas estão Alda Maria Doces Portugueses, Brasserie São Elas, Cereal e muito mais

Circuito Cultural:

Os ateliês e espaços culturais de Santa Teresa oferecerão uma programação caprichada para os dois finais de semana de evento. Teatro, música, artes visuais e performances fazem parte do roteiro.

  • 23/09 às 17h: a Orquestra Pro Arte encerra o dia com apresentação no Terraço Panorâmico do Parque das Ruínas.
  • 30/09 às 17h: Choro no Parque e convidados no Terraço Panorâmico do Parque das Ruínas.
  • 30/09: Céu na Terra comemora 20 anos com uma festa no Largo das Neves, ao cair da tarde.
  • 01/10: apresentação do espetáculo infantil Brinquedos Cantados, do Céu na Terra, às 14h no Parque das Ruínas. Às 17h, também no Parque das Ruínas, apresentação do tradicional Pastoril.

No Café do Alto:

  • 25/09 às 19h: Luiz Brasil + convidado (MPB e Bossa Nova)
  • 21 e 28/09 às 19h: Guga Mendonça e Bruno Araújo (Música Instrumental, Bossa Nova e Jazz)
  • 22 e 29/09 às 19h: Tricerátopo (Jazz Trio)
  • 24/09 e 01/10 às 17h: Bonde do Choro (Chorinho)

No Espírito Santa:

  • 24/09 e 01/10 às 20h: Daniel Santos e convidados (Jazz)

No Maloca Carioca:

  • 24 e 30/09 às 21h: Maloca Lounge com Djs convidados

No Simplesmente:

  • 27/09 às 21h: Samba Nosso

Feira dos Produtores
Dias: 23, 24 e 30/09 e 01/10
Horário: 10h às 18h
Local: Parque das Ruínas

A feira aproximará os pequenos produtores e o público que prioriza alimentos e produtos feitos de forma sustentável, além de incentivar o comércio local e sem atravessadores. Estarão presentes produtores de diversos segmentos do Estado do Rio, como de produtos orgânicos, cervejas especiais, peixes e mariscos, queijos e laticínios, cafés e alimentos processados. Presenças confirmadas: Quitanda Natural, Cogumelos King, Armazém Sustentável, Organopão, Cachaça Magnífica, Produtores do Brejal, entre outros.

Circo dos Sabores
Dias: 23, 24 e 30/09 e 01/10
Horário: 10h às 16h
Local: Parque das Ruínas

No centro da Feira dos Produtores, no circo que tradicionalmente abriga atividades artísticas, será montado um palco para receber os profissionais do bairro e de gastronomia, que cozinharão e oferecerão degustações à base dos produtos disponíveis nas barracas de produtores.

São presenças confirmadas os Chefs Teresa Corção, Flávia Quaresma, Alda Maria, Andreza Cabral, Frederic Monnier e Natacha Fink, dentre outros.

Roda de Conversa
Dias: 26 e 27/09
Horário: 14h – Inscrições gratuitas!
Local: Parque das Ruínas

As conversas terão como tema a sustentabilidade. A ideia é trocar experiências e dialogar sobre a cadeia completa do produtor ao descarte dos resíduos.

Estão confirmados os Chefs Rafa Costa e Silva e Natacha Fink, os empresários João Hermeto e Francisco Dantas, a ativista ambiental Fernanda Cubiaco do Movimento Lixo Zero, a Coordenadora de Alimentos do Sebrae Mariângela Rosetto e a consultora do projeto Cardápios Sustentáveis do Sebrae, Daniela Ribas.

Mostra Reconexão
Dias: 28, 29 e 30/09
Horário: 16h – entrada gratuita!
Local: Cine Santa

O festival receberá em sua programação a mostra de cinema Reconexão, concebida e produzida pela Mairarê. Para esta edição especial, o foco será a alimentação. As produções selecionadas revelam histórias sobre modelos de produção alimentícia mais saudáveis para o corpo e para o planeta. Segue a programação abaixo:

28?/09? ?|? ?quinta-feira
“Favela? ?como? ?modelo? ?sustentável”? (??documentário,? ?2012,? ?26min,? ?Brasil,? ?dir.? ?Emily? ?Sasson)
Sinopse: Princípios sustentáveis já existem nas favelas do Rio, mas são tão orgânicos que passam despercebidos. Lançado na Rio+20, o vídeo “Favela como Modelo Sustentável”, realizado pela ComCat.org, visa iniciar um diálogo global com respeito às qualidades de bairros informais, particularmente bairros consolidados como é o caso das favelas cariocas, e o potencial de tais comunidades? ?na? ?contribuição? ?para? ?um? ?urbanismo? ?mais? ?sustentável. Produção:?? ?Comunidades? ?Catalisadoras? ?e? ?RioOnWatch.

29/09? ?|? ?sexta-feira
“As? ?sementes”?? ?(documentário,? ?2015,? ?dir.? ?Beto? ?Novaes? ?e? ?Cleisson? ?Vidal,? ?Brasil,? ?30min?)
Sinopse: Neneide fala sobre empoderamento feminino e como seu grupo “Mulheres Decididas a Vencer” passou a trabalhar com abelhas num assentamento na caatinga no Rio Grande do Norte. Izanete resiste ao agronegócio que ocupa extensas terras no Rio Grande do Sul, onde produz um leite ecológico e pães para a merenda escolar. Para Efigênia, horta é terapia e o trabalho na roça em Minas Gerais, independência. Maria dos Santos recorda lutas pela posse da terra, igualdade de gênero e desnutrição nas áreas quilombolas na Bahia. Quatro sementes da economia solidária, do cooperativismo,? ?do? ?feminismo? ?e? ?da? ?agroecologia. Produção:? ??UFRJ/Distribuição:?? ?VideoSaúde? ?Distribuidora/Fiocruz

30/09? ?|? ?sábado
“Fonte? ?da? ?Juventude”?? ?(documentário,? ?2017,? ?58’,? ?Brasil,? ?dir.? ?Estevão? ?Ciavatta)
Sinopse: ?Diante da epidemia global de obesidade, o documentário ‘Fonte da Juventude’ faz um mergulho no ambiente alimentar do Brasil e propõe um diálogo entre a academia, o setor público, empresas, associações e famílias sobre o alimento do campo à mesa. A biodiversidade, aliada à nossa cultura? ?alimentar,? ?é? ?o? ?melhor? ?caminho? ?para? ?a? ?longevidade. Produção:? ?Pindorama? ?Filmes/Co-produção:? ?Novos? ?Urbanos/Distribuição:? ?Videocamp

Gastronomia

ALDA MARIA DOCES PORTUGUESES
Rua Almirante Alexandrino, 1116 • (21) 2232-1320
aldamaria.com.br

ADEGA DO PIMENTA
Rua Almirante Alexandrino, 296 • (21) 2224-7554
adegadopimenta.com.br

APRAZÍVEL
Rua Aprazível, 62 – 21 2508-9174
aprazivel.com.br

ARMAZÉM CULTURAL SÃO JOAQUIM
Rua Almirante Alexandrino, 470 • (21) 2507-6055
armazemcult@gmail.com

BAR DO ARNAUDO
Rua Almirante Alexandrino, 316 B • (21) 2146-6704
bardoarnaudo.com.br

BAR DOS DESCASADOS
Rua Felício dos Santos, 15 • (21) 3380-0200
santateresahotelrio.com

BAR DO MARCÔ
Rua Almirante Alexandrino, 412 • (21) 2531-8787
bardomarco.com.br

BAR DO MINEIRO
Rua Paschoal Carlos Magno, 99 – (21) 2221-9227
bardomineiro.net

BRASSERIE SÃO ELAS
Rua Paschoal Carlos Magno, 103 A • (21) 3576-5107
facebook.com/brasseriesaoelas

CAFÉ DAS RUÍNAS
Rua Murtinho Nobre, 169 (Parque das Ruínas) • (21) 3253-4201
facebook.com/cafedasruinas

CAFÉ DO ALTO
Rua Paschoal Carlos Magno, 143 • (21) 2507-3172
cafedoalto.com.br

CEREAL
Rua Almirante Alexandrino, 3283 • (21) 98828-1219
analimavip@gmail.com

ESPÍRITO SANTA
Rua Almirante Alexandrino, 264 • (21) 3197-1791 / 2507-4840
www.espiritosanta.com.br

EXPLORER
Rua Almirante Alexandrino, 399 B • (21) 3264-9665
explorerbar.com

MAMA SHELTER
Rua Paschoal Carlos Magno, 5 • (21) 3980-0300
mamashelter.com

MALOCA CARIOCA GASTROBAR
Rua Paschoal Carlos Magno, 103 B • (21)  3174-3597
facebook.com/malocacarioca

NEGA TEREZA BAR
Rua Áurea, 24 • (21)  3251-0038
facebook.com/negaterezabar

PORTELLA BAR
Rua Paschoal Carlos Magno, 139 • (21) 2507-5181
portellabar.com.br

SANTA PIZZA
Rua Almirante Alexandrino, 1495 F • (21) 3971-0244
facebook.com/santapizzarj

SIMPLESMENTE BAR
Rua Paschoal Carlos Magno, 115 • (21) 2507-1365
facebook.com/bar.simplesmente

SOBRENATURAL
Rua Almirante Alexandrino, 432 • (21) 2224-1003
restaurantesobrenatural.com.br

TÉRÈZE
Rua Felício dos Santos, 15 • (21) 3380-0259
santateresahotelrio.com

TRIBA’S PIZZAS
Rua Paschoal Carlos Magno, 109 • (21) 3689-6609
facebook.com/tribasrj

CITY BURGER • Hambúrgueres Artesanais
Operação itinerante sob consulta (Presente no AmeSanta de Bandeja)
facebook.com/cityburgersanta

FANTINATOCA • Hambúrgueres e Panif. Artesanal
Operação itinerante sob consulta (Presente no AmeSanta de Bandeja)
facebook.com/fantinatoca • (21) 98106-9423

Circuito Comercial e Hospedagem

ALMA DE SANTA GUEST HOUSE
Rua Andrés Belo, 15 • (21) 2135-9304
almadesanta@gmail.com

BAOBÁ
Rua Paschoal Carlos Magno, 92 •
baobabrasil.iluria.com

FAVELA HYPE
Rua Paschoal Carlos Magno, 103A • (21) 98732-0064
facebook.com/favelahype

GERTHRUDES BED & BREAKFAST
Rua Bernardino dos Santos, 31 • (21) 3437-9218 / 99359-3899
gerthrudes.rio@gmail.com

HOTEL SANTA TERESA
Rua Almirante Alexandrino, 660 • (21) 3380-0200
santateresahotelrio.com

LA VEREDA DE VICTORIA
Rua Almirante Alexandrino, 428 • (21) 2507-0317
lavereda.com.br

MAMA SHELTER
Rua Paschoal Carlos Magno, 5 • (21) 3980-0300
mamashelter.com

SUGAR LOFT APARTMENTS
RUA DIAS DE BARROS, 11 • (21) 3496-5627
sugarloft.com.br

TUCUM
Rua Paschoal Carlos Magno, 100 • (21) 3128-2957
tucumbrasil.com

Responsabilidade Social

BALLET DE SANTA TERESA
Rua Pintora Djanira, 58 • (21) 2224-3784
facebook.com/balletdesantateresa

CEU – CASA DE EMPREENDEDORES URBANOS
Rua Progresso, 67 • (21) 3689-3881
tonoceu.com.br

INGRID REIS SOLUÇÕES
Rua Progresso, 67 • (21) 98307-5470
ingridreissolucoes.com.br

INSTITUTO MARQUÊS DE SALAMANCA
Rua Alm. Alexandrino, 1662 • (21) 2221-7371
imds.org.br

MOVIMENTO LIXO ZERO
Rua Visconde de Inhauma, 83 – Centro • (21) 99423-1878
lixozero.org

RECICLAÇÃO
Av. Rio Branco, 133 – Centro • (21) 3852-0080
cedaps.org.br/projetos/reciclacao

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Até 1º de outubro tem festival gastronômico Santa Mesa em Santa Teresa
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Até 1º de outubro tem festival gastronômico Santa Mesa em Santa Teresa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui