Atleta da vila olímpica de Santa Cruz bate recorde e fica perto das Olimpíadas

O recorde quebrado por Chayenne da Silva estava em vigor há 12 anos e pertencia a Lucimar Teodoro,. O tempo era de 55s84

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Chayenne da Silva festeja a quebra do recorde brasileiro / Foto: Wagner Carmo/CBAT

O Brasil conta uma nova recordista nos 400 metros com barreira. Trata-se de Chayenne da Silva, de 21 anos. A atleta divide a sua vida entre os treinos na Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e a Marinha. A nova recordista alcançou a marca de 55s70 no Meeting Internacional Rumo a Tóquio de Atletismo, realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. O recorde, que estava em vigor há 12 anos, pertencia a Lucimar Teodoro, com o tempo de 55s84. Chayenne da Silva ainda luta para conseguir o índice olímpico para os jogos de Tóquio a serem realizados entre 23 de julho e 8 de agosto 2021.

Após o bom resultado, a atleta tentará melhorar a sua marca nesta sexta-feira (25/06), no Campeonato Estadual Adulto de Atletismo, que ocorrerá no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em Vila Clemente, na cidade de São Paulo. O dia 29/06 é a data limite para que os atletas atinjam os índices necessários e, também, a soma de pontos para o Ranking da World Athletics. Só então Chayenne da Silva terá conhecimento se integrará a comitiva brasileira rumo a Tóquio. A atleta ocupa atualmente a 39º posição do ranking. O que a classificaria pelo critério da pontuação, uma vez que o índice é de 55s40.

O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, enalteceu as qualidades de Chayenne da Silva e a sua disposição de continuar treinando em uma vila olímpica da Prefeitura do Rio de Janeiro, mesmo sendo um atleta de alto rendimento. “Em primeiro lugar temos que dar os parabéns para essa grande atleta, que é a Chayenne. Fora isso, é gratificante saber que uma atleta desse nível, de um esporte de alto rendimento, fez e ainda faz uso de uma vila olímpica da Prefeitura. Estamos na torcida por ela e confiantes de que não só estará em Tóquio, mas que vai brilhar e trazer uma medalha para o Brasil com um gostinho carioca”, celebrou o secretário.

A iniciação da jovem no atletismo aconteceu, em 2014, em um projeto de atletismo da Escola Municipal Ipeg, em Paciência, na Zona Norte da cidade. Após a fechamento de uma parceria, esse mesmo projeto foi remanejado para a Vila Oscar Schmidt, em Santa Cruz, onde a atleta tem seguido uma dura rotina para conseguir estar nos jogos olímpicos do Japão.

Advertisement

A conquista em Bragança Paulista é um dos resultado dessa luta. A sua melhor marca havia sido na cidade, em 2019, durante o Brasileiro de Interclubes, quando cravou 56s72. No último domingo (20/06), Chayenne já havia competido e terminado a prova com 56s18. De fato, a quarta-feira foi um dia glorioso para a atleta, quando foram batidos 2 recordes: o brasileiro adulto e o da categoria sub-23.

Consciente dos seus desafios e da dinâmica do esporte, no qual a vitória e a derrota são só momentos, Chayenne declarou: “De verdade, ainda não deu tempo de comemorar o resultado, pois a cabeça já se voltou para a próxima prova. Temos que estar muito focados e com o pé no chão. A derrota ou a vitória é do momento do atleta. Por isso, não dá para ficar pensamento muito no que aconteceu. É bater o recorde e já começar a trabalhar para a próxima competição. Só tenho a agradecer o apoio e força de todos que me acompanham. A prefeitura, por exemplo, melhorou muito a pista da vila. Isso é ótimo.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Atleta da vila olímpica de Santa Cruz bate recorde e fica perto das Olimpíadas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui