Atletas de Magé, município da Baixada Fluminense, beneficiários, do Programa Bolsa Atleta, conquistaram três medalhas de ouro em atividades esportivas diferentes: corrida de rua, basquete e jiu-jitsu, no último fim de semana.
A faixa preta de jiu-jitsu, Amanda Rodrigues, foi campeã Summer International Open IBJJF No-Gi (sem kimono), em Curitiba, Paraná, na categoria peso leve. Em janeiro, a atleta já havia conquistado a medalha de ouro no Rio Summer.
A lutadora lembrou que participar da competição em Paraná sempre foi um dos seus sonhos como atleta, que não era realizado por falta de recursos.
“Me preparei bastante para esse campeonato. Era um torneio que eu sempre quis lutar já há alguns anos, mas por ser em outro estado os custos sempre eram muito grandes, com a passagem, inscrição, hospedagem e outros gastos. O Bolsa Atleta me ajudou muito nisso, não só nesse como em outros campeonatos. Consegui lutar em torneios de alto nível esse ano e ano passado. Com esse suporte é muito mais fácil”, afirmou a Amanda Rodrigues.
Nas quadras, quem brilhou foi Saulo Villela, que conquistou o ouro na 1ª etapa da Liga do Discreto/Street Games de Basquete 3×3. O jogador competiu pelo Tijuca Tênis Clube na categoria sub-17. Saulo, além campeão com a equipe, foi o maior pontuador competição.
“Nossa cidade é um celeiro gigantesco de talentos que muitas vezes não são desenvolvidos devido à falta de investimentos. Ser atleta é uma atividade extremamente custosa, envolvendo equipamentos, alimentação de qualidade, transporte e outros custos. Nesse contexto, o Bolsa Atleta se torna um auxílio fundamental para melhorar a realidade dos atletas de alto rendimento de Magé”, disse Saulo.
O Circuito Rio Maravilha – Etapa Verão teve no corredor Fábio Sanches o grande vencedor. A corrida de 4km foi realizada na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, com o mageense realizando a prova em 12 minutos e 33 segundos.
“Foi minha segunda competição em 2025. Fiquei em 4º lugar no Circuito Desbrava Nike Centauro e agora fui campeão do Rio Maravilha. Mas meu foco neste semestre é a New Balance 42K, em Porto Alegre, que será minha estreia em maratonas. Gostaria de agradecer a Prefeitura de Magé, que apoia seus atletas permitindo que possamos nos dedicar mais ao treinamento e cuidado com nosso corpo”, disse Fábio Sanches.

