Seis atletas de patinação artística que treinam no Velódromo Olímpico, na Barra da Tijuca, foram convocados para integrar a seleção brasileira de 2025. Através da parceria entre a Prefeitura do Rio e o projeto Rio Patinação, os patinadores se preparam para duas grandes competições: o Campeonato Brasileiro, que acontecerá em março, em Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, e o Artistic International Séries (Copa do Mundo – primeira etapa), que será disputado em abril, em Buenos Aires, Argentina.
“Muito feliz em ver que a estrutura proporcionada à equipe de patinação vem rendendo frutos. A parceria com a Rio Patinação é muito bacana e vai além dos atletas de alto rendimento, abrangendo também a escolinha para quem quer iniciar no esporte”, afirmou Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes.
Entre os convocados, o destaque é Yago Martellotte, de 19 anos, que treina desde os 4. Ele e sua parceira Giullia Gastaldi, de 13 anos, foram chamados para representar o Brasil na categoria Dupla Livre Sênior. A dupla já acumula conquistas expressivas, como o título do Campeonato Sul-Americano e o quarto lugar no Mundial de 2024. “Mesmo com pouco tempo de dupla, conseguimos resultados importantes. Agora, com mais experiência, estamos na expectativa de conseguir uma medalha no Mundial”, conta Yago.
Outro nome de destaque é Rafaela Lemos, de 14 anos, que fará sua estreia na seleção brasileira ao lado de Arthur Bastos, de 19 anos. “É minha primeira vez sendo escolhida para a seleção. Estou muito feliz e emocionada”, comemora Rafaela.
Lucas Carmona, de 17 anos, e Suzana Bosso, de 14, também foram convocados. No último ano, a dupla foi vice-campeã Sul-Americana e conquistou o terceiro lugar no Troféu Brasil. Lucas, que também compete no individual, já foi vice-campeão Pan-Americano e campeão da Copa do Mundo em outra parceria. “Temos uma rotina muito intensa, treinamos todos os dias e só descansamos no domingo”, afirma o atleta.
A parceria entre a Prefeitura do Rio e a Rio Patinação tem sido fundamental para o desenvolvimento dos atletas. Além dos treinos às segundas-feiras no Parque Olímpico, a escolinha da modalidade atende 40 alunos, mas já há fila de espera para novas vagas.
Para a treinadora Alessandra Castro, diretora técnica da Rio Patinação, a convocação dos atletas reflete o crescimento do projeto. “Nosso objetivo é conquistar títulos e manter essa evolução. Desde 2023, conseguimos ser convocados para duplas e chegamos ao Mundial. Agora, queremos uma medalha”, destaca.