Os jovens atletas que se dedicam ao atletismo no Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) passaram a contar com o Complexo de Atletismo Aída dos Santos, no campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF) como local de treinamentos.
Os atletas sonham em evoluir e disputar competições como as Olimpíadas e os Jogos Pan-Americanos, especialmente se Niterói, em parceria com o Rio de Janeiro, conquistarem o direito de sediar o evento em 2031.
Os esportistas agora fazem corridas, saltos e arremessos no Aída dos Santos, onde têm à disposição estrutura e equipamentos profissionais que não dispõe na sede do Pesc, na Zona Norte de Niterói.
A expectativa dos atletas é de que os treinamentos no novo espaço levem a uma evolução nas performances e nos tempos, como pontua o ex-atleta e coordenador do Pesc, Carlos Aveiro:
“O Pesc é um projeto dentro de um bairro periférico de Niterói. Então, para estes jovens que já participam de competições e que aspiram estar em torneios internacionais, ter contato com uma pista oficial é da mais alta importância. Ter uma pista emborrachada e sintética nesse nível faz total diferença no trabalho técnico desses atletas. A ideia é utilizar o complexo de atletismo três vezes por semana. Isso vai ser de suma importância para a parte técnica destes jovens. Serão utilizadas as áreas de lançamentos, de salto, de arremesso e a própria pista”, explicou Aveiro.
A atleta Rafaelle Deodato, 16 anos, por exemplo, ganhou uma medalha de ouro no revezamento 4×100 nos Jogos da Juventude, em João Pessoa (PB), com a equipe do estado do Rio de Janeiro, em novembro de 2024. O atual o objetivo de Rafaelle é disputar os Jogos Olímpicos e o Pan de 2031.
“Treinar no complexo de atletismo da UFF é muito gratificante. Isso vai desenvolver muito a gente. Vai melhorar nossos treinamentos. Era o nosso sonho vir treinar aqui. A gente pode usar as barreiras, a pista, os dardos e os pesos. Com certeza vamos melhorar muito. O meu desempenho e o de todos vai ser bem melhor. Meu sonho é ir para uma Olimpíada. Acredito que vou conseguir. Também quero ajudar as crianças. Quero que elas se espelhem em mim. Também sonho em disputar o Pan-Americano de 2031. Estamos treinando para isso. Já pensou? Participar do Pan-Americano aqui? É meu sonho”, disse a atleta.
O campeão estadual sub-18 de arremesso de dardo em 2024, Antônio Laurêncio, 15 anos, afirma que treinar na UFF faz toda diferença para o desenvolvimento desportivo.
“Foi uma chance maravilhosa. Quando soube que a gente poderia treinar aqui, eu gostei muito e fiquei muito feliz. Acho que dá para desenvolver muito aqui. Dá para lançar melhor. Estou focado nos meus objetivos. Meu sonho é ser profissional e disputar uma Olimpíada. Quero conhecer o mundo. Acho que Niterói tem grandes chances de ser a sede do Pan-Americano de 2031 com o Rio. Também sonho com esta competição”, celebrou o atleta.
Com áreas específicas para corridas de 100 metros e circuitos ovais de 400 metros, o Complexo de Atletismo Aída dos Santos cumpre as normas internacionais oficiais de competição.
O equipamento conta com instalações para diversas modalidades esportivas, como salto em altura, salto com vara, salto triplo e em distância, além de contar com placar eletrônico, campo de futebol com grama natural, iluminação noturna, vestiários e salas administrativas.
A atleta Aída dos Santos foi homenageada com complexo de atletismo da UFF pela sua importância no esporte nacional. Aída nasceu no Rio de Janeiro, em 1937, mas cresceu no Morro do Arroz, em Niterói.
A competidora enfrentou barreiras por falta de apoio de um treinador e de material, que conseguia emprestado. Ainda assim, foi a primeira mulher brasileira a chegar mais perto do pódio olímpico nos Jogos de Tóquio (1964): quarto lugar no salto em altura. No México (1968), foi a vigésima colocada no pentatlo.
As obras no Complexo de Atletismo Aída dos Santos foram realizadas pela Prefeitura de Niterói e incluem a instalação do piso e as marcações da pista principal de corrida, espaços de aquecimento e áreas de treinamento e competição das demais modalidades, além da pista de caminhada e novos pontos de iluminação.