Atletas olímpicas dos EUA e Brasil treinam na pista de BMX do Parque Radical de Deodoro

As atletas olímpicas Payton Ridenour, dos EUA, e Priscilla Stevaux, do Brasil, treinam na pista de BMX do Parque Radical de Deodoro, que foi reformada e reinaugurada este ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do RIo

A pista de BMX do Parque Radical de Deodoro, reinaugurada no início deste ano, está recebendo treinos de alto nível com a presença das atletas olímpicas Payton Ridenour, dos Estados Unidos, e Priscilla Stevaux, do Brasil. A americana integrou a equipe dos Jogos de Tóquio, enquanto a brasileira representou o país nas edições do Rio 2016 e Tóquio 2020.

Para o secretário municipal de esportes, Guilherme Schleder, a retomada do espaço como referência internacional é um grande avanço. “É muito gratificante ver a pista de BMX voltando a ser referência e atraindo até atletas internacionais, como a Payton Ridenour. Agora queremos também ajudar na formação de novas gerações e esperamos ter uma escolinha da modalidade no local.”

Construída para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a pista passou por uma reforma completa e foi entregue este ano. Com um percurso de 350 metros (feminino) e 400 metros (masculino), ocupa uma área de aproximadamente quatro mil metros quadrados. O investimento de R$ 4,5 milhões foi realizado pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Secretaria de Esportes.

A americana Payton Ridenour ficou impressionada com a estrutura do local, que conheceu por meio das redes sociais de Priscilla Stevaux. “Está muito quente, mas estou muito agradecida por estar aqui e pedalar nessa pista maravilhosa. Vi um vídeo da minha amiga Priscilla treinando aqui e fiquei encantada, precisava conhecer. Já passei na pista várias vezes e ela é maravilhosa. Simplesmente amei! Se tiverem a oportunidade de pedalar por aqui, eu definitivamente recomendo. É outro patamar! Está no meu top 10!”

Para Priscilla Stevaux, voltar ao local onde competiu nos Jogos do Rio é especial. “Fui a representante do Brasil nos Jogos do Rio e estou muito feliz em estar de volta a esta pista para fazer meus treinamentos. A reforma ficou ótima e os saltos permaneceram no mesmo estilo técnico. Essa é uma das únicas pistas a se manter igual desde os Jogos Olímpicos, com a mesma qualidade e mesma técnica. Fico impressionada com a estrutura. É um patrimônio nosso e estou muito feliz em usufruir desse espaço. Espero que tenham muitos campeonatos aqui!”

Os jovens atletas Sillas Andrade, de Macaé, e Francesco Guani, de Maricá, também tiveram a oportunidade de treinar no local ao lado das estrelas olímpicas. Sillas, que começou no esporte em 2015 e já conquistou títulos regionais, destacou a importância da experiência. “Via a pista do Parque Radical nas Olimpíadas e poder estar aqui treinando nesse local é inspirador. Estar ao lado de atletas olímpicos, como a Priscilla, também é um grande incentivo. Sonho em um dia representar o país nos Jogos Olímpicos.”

Francesco Guani, atleta de Maricá, ressaltou a relevância da estrutura para o desenvolvimento do BMX no estado. “Treinar aqui tem sido uma experiência incrível. Precisávamos de uma pista como essa no Rio. Vai me ajudar muito!”

Com a reabertura e a presença de grandes nomes do esporte, a pista de BMX do Parque Radical de Deodoro se consolida como um dos principais centros para treinamentos e competições da modalidade no Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Atletas olímpicas dos EUA e Brasil treinam na pista de BMX do Parque Radical de Deodoro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui