O Carnaval 2025 começou com tudo neste sábado (01/03), e cariocas e turistas já lotam as ruas em busca de blocos e desfiles. Na Sapucaí, a presença de famosos é certa. Celebridades internacionais, ex-BBBs e até políticos prometem marcar presença na avenida, alguns como veteranos, outros em estreia.
Para não perder nenhum detalhe, o DIÁRIO DO RIO reúne a lista de onde cada famoso vai desfilar e os enredos das escolas do Grupo Especial. Os temas deste ano vão de assombrações e religião a grandes homenagens. Confira:
Unidos de Padre Miguel
A Unidos de Padre Miguel retorna ao Grupo Especial com enredo “Egbé Iyá Nassô“, que narra a trajetória de Iyá Nassô e a história do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, considerado o mais antigo templo afro-brasileiro em atividade. Campeã da Série Ouro em 2024, a escola volta à elite do carnaval carioca após 52 anos.
- Atriz Jéssica Ellen
- Ex-BBB Fred Nicácio
- Ex-BBB Jaqueline
- Ministra Anielle Franco
- Cantora trans Hud Burk
- Cantora Pepita
- Deputada federal Érika Hilton
- Deputada federal Duda Salabert
- Vereadora Amanda Paschoal
- Deputada estadual Dani Balbi
Viradouro
Campeão do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024, a Unidos da Viradouro chega em 2025 com o samba-enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, um líder quilombola que virou entidade afro-indígena.
- Atriz Erika Januza
- Cantora e dançarina Lore Improta
Acadêmicos do Salgueiro
A agremiação do Andaraí explora na avenida a relação humana e a busca por proteção espiritual com o samba-enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, sob assinatura do carnavalesco Jorge Silveira e do enredista Igor Ricardo.
“‘De corpo fechado’: preparo o tacho de óleo de oliva, arruda, guiné, alecrim, carqueja, alho e cravo. Com o sinal da cruz na fronte, no peito, nas mãos e nos pés, levo para a Avenida a história e a cultura do fechamento do corpo. Na maior encruzilhada do mundo, a Marquês de Sapucaí, vamos exaltar simbologias sagradas e únicas”, disse a escola em publicação nas redes sociais.
- Débora Secco
- Ex-BBB Beatriz Reis
- Renata Pugliesi
- Xande de Pilares e a esposa Mikimbeth
- Ferrugem
- Ex-jogador de futebol Edmundo
- Atriz Tereza Seiblitz
- Ator Ailton Graça
- Ex-BBB Thelminha
- Atriz Giovana Cordeiro
- Influenciadora Thais Vasconcellos
- Atriz Bárbara Reis
- Atriz Isadora Cruz
- Atriz e humorista Cacau Potássio
- Mc Rebecca
- Flávia Alessandra
- Tati Barbieri
Unidos de Vila Isabel
A Unidos de Vila Isabel levará para a Marquês de Sapucaí, no carnaval de 2025, o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”. O tema abordará as assombrações que fazem parte do imaginário popular, tanto na infância quanto na vida adulta.
- Amaury Lorenzo
- Ze Loreto
- Martinho da Vila
- Rodrigo Santana
- Gabi Martins
Unidos da Tijuca
“Logun-Edé: Santo Menino que velho respeita” marca a estreia de Anitta como compositora de samba-enredo no carnaval de 2025, pela Unidos da Tijuca. Ao lado de Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho e Diego Nicolau, a cantora assina a obra que exalta Logun-Edé, orixá filho de Oxóssi e Oxum.
- Atriz Juliana Alves
- Influencer e pensadora Bárbara Carine
- Cantor Thiago Thomé
- Roteirista Estevão Ciavatta, esposo da Regina Casé
- Cantor Feyjão
Beija-Flor
A Beija-Flor homenageará Laíla no carnaval de 2025. Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, um dos maiores carnavalescos da história, faleceu em junho de 2021, vítima da Covid-19. Baluarte da escola, esteve à frente de 13 dos 14 títulos da agremiação, incluindo o mais recente, em 2018.
- Atriz Giovanna Lancellotti
- Dançarina e empresária Bruna Gonçalves, esposa da cantora Ludmilla
- Ator Samuel de Assis
Mocidade Independente de Padre Miguel
A Mocidade será guiada pelo tema “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar”. A ideia da escola é “fazer uma viagem intergaláctica, onde ela se reconecta com seu brilho mais intenso, o de uma Estrela jovem, para questionar os próximos passos em um manifesto pelo futuro da humanidade”.
- Influenciadora Erika Scheineder
- Influenciadora Carolina Arjonas
- Modelo Tati Minerato
- Ex rainha do carnaval Gabriela Mendes
- Influencer infantil Gi Parleone
Grande Rio
O samba-enredo da Grande Rio propõe um mergulho nas águas amazônicas com “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, sendo uma jornada mística que mistura palácios, pajelanças, incensos, igarapés, Encantarias e terreiros de Tambor de Mina.
A escola promete mergulhar no universo do Carimbó para contar a história de Mariana, Jarina e Herondina, as Belas Turcas; e a Cabocla Jurema, que, conforme escreveu a agremiação no anúncio, “personifica a própria floresta”.
- Dira Paes
- Fafá de Belém
- Naieme
- Mell Muzzilo
- Ex-RBD Christian Chávez
- Xamã
- Mulher Melão
- Rayssa Bratillieri
- Mileide Mihaile
- Luciene Santinha
- Thainá de Oliveira
- Adriana BomBom
- Karen Lopes
- Mariana Goldfarb
- Gardênia Cavalcanti
- Patrícia Poeta
- Ex-BBB Isabelle Nogueira
- Ex-BBB Alane Dias