Atuação das milícias divide especialistas no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bem, deste artigo do Estadão, fico com a Alba Zaluar, as milícias estão bem próximas da segurança privada da Zona Sul ou da Barra. Não diria que é máfia, já que eles não quebram o comércio de quem não paga. Há, claro, o fato deles participarem daqueles crimes de “gato” da Net, do gás, etc… mas ainda assim, próximo ao tráfico, são crimes pequenos… que devem ser combatidos, mas deve-se levar em conta a diferença entre os dois…

Atuação das milícias divide especialistas no Rio de Janeiro

Grupos paramilitares são associados à segurança privada, máfia e tráfico

RIO – Milícia e segurança privada. Para a antropóloga e especialista em segurança pública Alba Zaluar, do Rio, não há diferença além dos títulos que recebem – ambas cobram para atuar e andam armadas. Distinção: uma está nas favelas e comunidades carentes e a outra, em bairros de classes média e alta. A tese de Alba não é consenso. Outros especialistas associam as milícias ao tráfico e à máfia.

Segundo a antropóloga, as empresas de vigilância que trabalham na zona sul (Copacabana, Ipanema e Leblon) também são compostas de agentes de segurança, sendo que boa parte age ilegalmente, como nos grupos de paramilitares. “Também são policiais e ex-policiais que ganham dinheiro com a segurança privada.” Para ela, o principal problema da ação desses grupos é a falta de “organização” das polícias. “Estão defasadas para o tempo em que vivemos. Ainda têm a conotação de regime militar, formada para conflitos de guerra.” Para Alba, o problema no Rio seria solucionado com policiais mais bem pagos. “Falta a presença do Estado como monopólio legítimo contra a violência. A nossa segurança desandou, está muito mais privada do que pública.”

O professor de Sociologia e coordenador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Michel Misse, vê a atuação das “chamadas milícias” mais próximas da máfia. Ele não concorda com o termo milícia. “Está associado a movimentos de guerrilha, movimentos políticos ou instituição. Milícia para designar banditismo não é adequado.” Segundo ele, não há semelhança porque uma empresa legal de segurança está submetida a regras. “Nesse caso (das milícias), quem controla são os policiais e uma pessoa que não queira pagar a contribuição, tem sua casa invadida.”

Advertisement

Para a cientista social e coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, Silvia Ramos, a milícia é imposição – a comunidade está impedida de lhe dizer não. Ela ressalta que a milícia é um grupo armado que decide ocupar espaço. “Tem uma dinâmica mais ligada à ilegalidade do tráfico, com a diferença que não vende droga, por enquanto.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Atuação das milícias divide especialistas no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui