Audiência no Palácio Tiradentes discute o problema habitacional do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Raphael Lima

O Plenário do Palácio Tiradentes sediou a Audiência Pública “A Política de Moradia no Estado do Rio de Janeiro” nesta quarta-feira (26/06), às 10h, que reuniu as comissões de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários; Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania; e da Região Metropolitana da ALERJ.

A reunião debateu o fato de cerca de meio milhão de famílias estarem sem casa ou morando em condições extremamente precárias no Rio de Janeiro, enquanto a política habitacional permanece estacionada e sem controle social. Desde 2016, o Governo do Estado não investe adequadamente em habitação, com um montante superior a R$ 1 bilhão desviado. Com o desmonte da política para moradia popular, que é um direito da população, é preciso questionar o papel do Governo do Estado no caso, e como defender o Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social – FEHIS.

“A moradia digna é assegurada no artigo sexto da Constituição Federal do Brasil “Só na cidade do Rio, em 2016, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, cerca de 15 mil pessoas não tinham onde morar. A solução encontrada por parte desta população acaba sendo ocupar imóveis abandonados. Morar é um direito”, assegura a deputada Renata Souza (Psol), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania.

“É um esforço importante de três comissões para tratar de um tema central do Estado do Rio de Janeiro: as políticas públicas voltadas para a habitação, notadamente a popular. Frequentemente, o Governo do Estado desvia este montante para outras despesas. Inclusive, no governo passado, o ex-governador foi sancionado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio, que rejeitou suas contas por dois anos consecutivos e uma das razões era exatamente a falta de execução dos recursos do FEHIS”, lembra Waldeck Carneiro (PT), presidente da Comissão Especial da Região Metropolitana.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Audiência no Palácio Tiradentes discute o problema habitacional do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui