Audiência na Alerj discute piso salarial de profissionais da saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Márcio Alves/Agência O Globo

Nesta segunda-feira (17/06), às 11h, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) será palco de uma audiência pública, solicitada pela Associação dos Doentes Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro (Adreterj), sobre a lei Estadual 8315/2019, que fixa em 30 horas, apenas para efeito de remuneração, o piso salarial de enfermeiros e técnicos de enfermagem. A jornada praticada pela classe é de 44 horas.

Na prática, a medida estabelece um aumento de aproximadamente 50% para as categorias, o que elevaria em cerca de 25% o custo das unidades de saúde. As clínicas de diálise já sofrem com o desequilíbrio financeiro do valor do repasse do SUS, que hoje é de R$ 194,20 por sessão de diálise, e deveria ser de R$ 367,61, com frequência. Estimativa da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) indica que mais de 700 vagas de diálise podem ser fechadas em função da lei, sem contar na diminuição da força de trabalho.

”O aumento é muito superior à inflação e leva à redução de postos de trabalho e fechamento de leitos, já que asfixia os estabelecimentos. Não somos contrários ao pagamento de salários dignos para a classe, mas a decisão pode ter consequências graves para enfermeiros e técnicos e principalmente para pacientes e precisa ser melhor discutida”, diz Gilson Nascimento, presidente da Adreterj.

Atualmente, há cerca de 70 clínicas de diálise no estado e já faltam lugares para novos pacientes. Mais de 130 pessoas estão internadas em hospitais enquanto aguardam abertura de vagas em espaços conveniados ao SUS para o tratamento. A escassez leva a um outro problema: pacientes de diálise ocupam leitos que poderiam ser utilizados por outros pacientes em unidades de saúde. De 2010 a 2018, o Estado do Rio de Janeiro já perdeu 10 mil leitos devido ao sucateamento da área e elevado custo do tratamento.

Advertisement

”Queremos a garantia de que o tratamento de diálise acontecerá dentro da normalidade no estado. Cortes e fechamentos de clínicas levarão à uma crise sem precedentes além de condenar os pacientes à morte. A diálise é vital para o paciente renal crônico”, enfatiza Nascimento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Audiência na Alerj discute piso salarial de profissionais da saúde
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui