Aula inaugural do Projeto Desenvolve Mulher, no Jacarezinho, recebe a visita do governador Cláudio Castro

O Desenvolve Mulher atende a mulheres chefes de família, com idades entre 16 e 30 anos, e visa romper o ciclo da pobreza em que vivem

Governador Cláudio castro participar da aula inaugural do programa Desenvolve Mulher, no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio / Divulgação

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), esteve na comunidade do Jacarezinho, Zona Norte do Rio, na última quarta-feira (9/03), para acompanhar a aula inaugural do programa Desenvolve Mulher – Renda Melhor, no âmbito do programa Cidade Integrada, projeto investe em capacitação profissional com foco no empreendedorismo e geração de renda própria. Duzentas alunas estiveram presentes à aula, que contou com uma palestra da presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (AMEBRAS), Célia Domingues. Para celebrar a Semana da Mulher, o evento promoveu ainda uma apresentação do grupo de samba Só Damas, composto integralmente por mulheres de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

O Desenvolve Mulher – Renda Melhor atende a mulheres chefes de família, com idades entre 16 e 30 anos, e tem como objetivo romper o ciclo da pobreza das famílias nas comunidades do Jacarezinho e da Muzema, onde o Cidade Integrada já foi implantado. Cada participante recebe uma bolsa mensal de R$ 300, desde que assista 75% das aulas.

Em discurso, o governador Claudio Castro ressaltou que o objetivo dos projetos sociais é permitir que as mulheres tenham reais condições de ingresso no mercado de trabalho e, partir daí, consigam romper o ciclo de pobreza no qual muitas estão mergulhadas.

“Nosso objetivo com o programa Cidade Integrada é transformar a vida das pessoas. E eu tenho certeza que essas mulheres que fazem parte do Desenvolve Mulher vão aproveitar essa oportunidade e se orgulharão disso no futuro. Sabemos que a população feminina das comunidades tem muito potencial e essa é uma porta de entrada no mercado de trabalho,” – afirmou Cláudio Castro.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal, por sua vez, agradeceu a adesão das mulheres aos cursos de capacitação oferecidos pelo Desenvolve Mulher. Para Quintal, a profissionalização é a saída para o combate à vulnerabilidade social e uma real mudança de vida.

“Quero agradecer a todas as mulheres aqui presentes por acreditarem no Desenvolve Mulher. Estou muito feliz com esse programa que tem a missão de mudar a vida das pessoas. Mais do que cursos de capacitação, o Desenvolve Mulher é uma oportunidade de combater a vulnerabilidade social,” ressaltou o secretário.

Karol Mendez, coordenadora do Desenvolve Mulher falou sobre a importância do programa, como um compromisso de vida e uma porta para um futuro promissor e empoderamento das mulheres do Jacarezinho.

“O Desenvolve Mulher não é apenas um programa de governo, é um compromisso de vida e uma porta aberta para o futuro. Não tenho dúvidas de que essas mulheres terão uma trajetória de sucesso, porque elas estão se empenhando e aproveitando as oportunidades. Através dos cursos de capacitação e do trabalho de tutoras especializadas, o projeto visa empoderar essas mulheres que hoje vivem em situação de extrema vulnerabilidade dentro das comunidades”, enfatizou a coordenadora;

Nos próximos oito meses, o Desenvolve Mulher oferecerá cursos de artesanato, maquiagem, estética, designer de sobrancelha e extensão de cílios, tranças e penteados afros, designer de unhas, organização de eventos, cuidador de idosos, entre outros. As inscrições podem ser feitas até o dia 18/03, para a formação de novas turmas com início das aulas previsto para o dia 25/03. Nesta semana novos cursos serão oferecidos no Jacarezinho, Muzema, Morro do Banco, Tijuquinha e Sítio do Pai João.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui