Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução/Secretaria Estadual de Educação

As aulas presenciais na rede estadual de educação do Rio de Janeiro serão retomadas em sua totalidade na próxima segunda-feira (25/10). As escolas já podiam receber alunos desde agosto, porém com capacidade reduzida. Agora, os cerca de 725 mil estudantes voltam integralmente.

Para o retorno será necessário seguir à risca as seguintes determinações impostas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc):

  • Utilização obrigatória de máscara em todas as escolas;
  • Protocolos sanitários tanto do estado quanto do respectivo município da unidade devem ser respeitados;
  • Casos de Covid devem ser imediatamente comunicados à direção do colégio;

É importante ressaltar também que, nesse retorno, a merenda será servida aos alunos diretamente nas escolas, cancelando, assim, a distribuição do cartão-alimentação e/ou de cestas básicas.

De acordo com a Seeduc, a decisão o pelo encerramento do ensino híbrido, isto é, presencial e on-line, foi tomada devido ao fato de que a maioria dos profissionais já está com o esquema vacinal completo.

Mais de 95% dos funcionários das escolas já tomaram a primeira dose (D1), enquanto que 85% receberam a segunda (D2) ou dose única. Paralelamente, adolescentes de 12 a 17 anos, faixa etária que abrange boa parte dos alunos da rede, precisam se vacinar.

”O retorno dos estudantes às salas de aula é motivo de comemoração para a comunidade escolar, que poderá voltar a cumprir um planejamento integral e consistente de ensino. Este momento representa um importante marco na superação da pandemia, graças ao alcance de mais de 85% dos profissionais da rede estadual completamente imunizados”, disse o governador Cláudio Castro (PL).

É importante destacar que a Seeduc realizará uma busca ativa de estudantes para evitar o abandono às aulas. Segundo a pasta, aproximadamente 80 mil alunos tiveram frequência inferior a 75% nas atividades presenciais ou remotas no mês de setembro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui