Aumento de internações por Covid-19 volta a assombrar hospitais do Rio

Pacientes e funcionários de hospitais particulares na Zona Sul relatam aumento no número de internações por Coronavírus, rede de hospitais nega crescimento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Guito Moreto

Embora os últimos dias tenham registrado queda na tendência de mortes por Coronavírus na cidade do Rio de Janeiro, de acordo com a média móvel, calculada em relação as duas últimas semanas, informações publicadas pelo jornal O Dia revelam que há pelo menos 20 dias, os casos de internação por Covid-19 aumentaram em três hospitais da rede privada na cidade do Rio. Segundo a reportagem, essas unidades de saúde já registram falta de vagas e a reabertura de espaços exclusivos para pacientes com o a doença, que haviam sido desativados diante do recuo na demanda.

No Copa D’Or, em Copacabana, Zona Sul da Capital Fluminense, uma funcionária, que pediu para não ser identificada, contou que duas alas foram reativadas para o tratamento da Covid-19. Uma delas é de tratamento intensivo.

Esse setor, que chamamos de CTI Azul, havia sido desativado e até higienizado para receber pacientes sem coronavírus. Mas diante do aumento de internações por covid-19, foi preciso reativá-lo para atender à nova demanda“, relatou a funcionária.

No Hospital São Lucas, também em Copacabana, um profissional relatou que, há pouco mais de uma semana, “os casos tiveram um novo boom“. E que, ontem, todos os leitos dedicados ao tratamento da Covid-19 na unidade estavam ocupados.

Advertisement

Não tem vaga mais em lugar nenhum, nem de enfermaria nem de CTI. E alguns setores, que não eram para atendimento de covid-19, estão sendo transformados em leitos para coronavírus, porque os casos estão aumentando com força, pelo menos por aqui. Hoje mesmo (08/09), uma pessoa deu entrada com sintomas na emergência e mandaram procurar outro hospital“, contou.

Ainda na terça-feira (08/09), a administradora Roberta Maia, de 43 anos, aguardava a internação do pai, de 77 anos, no Hospital São Lucas. Segundo ela, o idoso havia testado positivo para coronavírus.

Ele foi atendido, passou por exames e agora estamos aguardando o leito. Meu avô também foi infectado e teve alta daqui (São Lucas) há 15 dias e, hoje (ontem), eu retorno para trazer meu pai. Os casos continuam, mas as pessoas acham que não, haja vista as praias lotadas“, disse Roberta.

Outra paciente, que pediu para não ser identificada, contou ter ido ao São Lucas na quinta-feira, quando ouviu de uma médica que os casos voltaram a aumentar.

Eu estive no hospital 11 dias antes e o setor onde fica a ala de Covid-19 estava vazio. Na quinta (dia 3), ele estava cheio. Perguntei à médica, que confirmou novo aumento de casos e disse que parecia que eles tinham voltado a abril, quando houve o pico da doença. Ela chegou a comentar que não sabia o que tinham feito para a doença ter voltado com toda a força“.

No Hospital Quinta D’Or, uma profissional relatou que “segunda-feira (7/09) não havia vaga nenhuma para covid-19“.

Rede D’Or não registrou aumento

A assessoria de imprensa da Rede D’Or informou que as diretorias do Copa D’Or e do Quinta D’Or negam que haja aumento de casos de internação por coronavírus e que alas exclusivas para o tratamento da doença haviam sido reabertas diante da alta na demanda. “Não foi registrado aumento do número de internações nem reabertura de alas ou leitos”, diz a nota

Já a assessoria de imprensa do Hospital São Lucas não respondeu aos questionamentos específicos da reportagem sobre aumento de internações por Coronavírus e adaptações em setores convencionais para o recebimento de pacientes de covid-19, se limitando a dizer que

O Hospital São Lucas adota fluxos e procedimentos específicos de atendimento para os casos de covid-19. Para isso, o hospital dispõe de alas separadas para esses casos e equipes assistenciais exclusivas“.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que registra, até esta quinta-feira (10/09), 234.813 casos confirmados e 16.871 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 368 óbitos em investigação e 352 foram descartados. Entre os casos confirmados, 213. 962 pacientes se recuperaram da doença.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aumento de internações por Covid-19 volta a assombrar hospitais do Rio
Advertisement

41 COMENTÁRIOS

  1. Em pleno Ano eleitoral, vcs acham que algum prefeito irá colocar a cara a tapa? Infelizmente, o menos favorecido é o que sofre, porque tem que ir para um hospital público. Nenhum político morreu, mas olha o recurso dele e o salário mínimo. O direito de ir e vir está garantido para toda a população, mas vamos respeitar aquele que não quer ver para crer.

  2. Sobre esse tal de Marcelo Owczarek de Sá…
    …nitidamente dá pra ver que essa porra é Bolsonaro.
    Meu caro, Marcelo Owczarek de Sá, como você e o seu presidente são puro discurso de ódio, vou dar uma resposta devolvendo isso pra você, ok?
    Se você não tem o mínimo de noção pra compreender que o fato de a Rede D’or negar o novo surto e o São Lucas se abster sobre o assunto (pois, ele não negou e nem confirmou) significa obviamente uma questão política? Não viu as notícias sobre Fraude da rede Assim: quase 6 bilhões de lavagem de dinheiro? Juntou o diabogélico Cripeta com esse asno do presidente Bostonaro que você ajudou a eleger é corrupção pra tudo que é lado, seu imbecil!
    E se tu se safou da covid-19, que pegando ou não ela…que você a pegue ou se reinfecte! Bolsominion idiota! Só você pra acreditar em pronunciamento de hospital ao invés do depoimento de quem está na linha de frente! Meu primo e irmão são enfermeiros e há muitos dias ambos me falaram a mesma coisa! E se referiam ao serviço público onde trabalham hein! Essa doença está voltando sim! Vai pro bar, vai pra praia, lotem os ambientes!

  3. Tão de sacanagem né ? Falam que um monte de fofoqueiros disseram isso ou àquilo e DEPOIS PUBLICAM A RESPOSTA DOS HOSPITAIS DIZENDO QUE NÃO HOUVE AUMENTO ALGUM NA DEMANDA !!! Queria saber a quem benefícia esse terror que estão querendo impor a população ??? A doença mata, sim mata, mais igual a violência, trânsito, infarto, derrame… Porquê não fazem a avaliação de quantos morrem por outras doenças também ???

  4. Fui contaminada com esse vírus passei 15 dias, d muita angústia e sofrimento tomei todos os medicamentos em casa e orei muito pra Deus me dar a oportunidade de sarar sem precisa ir pro hospital. Mais confesso tinha dias que as forças do organismo já estavam acabando plenamente ?. Tenho 30 anos nunca tive nenhum limitação por doença e passei momentos tão difíceis , vejo as pessoas agindo normalmente como se nada existe-se mais,. O que seria d nós seres humanos se não fosse a misericórdia de Deus?

  5. Fui contaminada com esse vírus passei 15 dias, d muita angústia e sofrimento tomei todos os medicamentos em casa e orei muito pra Deus me dar a oportunidade de sarar sem precisa ir pro hospital. Mais confesso tinha dias que as forças do organismo já estavam acabando plenamente ?. Tenho 30 anos nunca tive nenhum limitação por doença e passei momentos tão difíceis , vejo as pessoas agindo normalmente como se nada existe-se mais,. O que seria d nós seres humanos se não fosse a misericórdia de Deus?

  6. Engraçado como tem gente achando a matéria sensacionalista, por acaso essas pessoas que dizem isso pagariam pra ver? Depois que morre não adianta chorar o leite derramado.

  7. Acredito mesmo que tenha ocorrido aumento de casos até pq as pessoas estão mais nas ruas sim mas daí a dizer que voltou o caos de abril que esses hospitais já estão lotadíssimos, pra mim é querer causar pânico nas pessoas.

    Primeiro que acho que o site deveria fazer
    e correr atrás sua propria matéria. O site pegou a matéria do jornal o dia e fez essa matéria.
    Segundo que esse jornal o dia quer causar pânico nas pessoas? Já é a segunda matéria que vejo esse o dia falar de aumento, de segunda onda, de caos nas internações. No início de agosto, o Dia fez uma matéria de capa assim SEGUNDA ONDA JA ASSOMBRA BAIXADA FLUMINENSE, dizendo que hospital da posse e outro de Caxias estavam lotados de casos de covid. Já passou + de 1 mês dessa matéria, estamos meados de setembro e só esse jornal o DIA publicou isso sobre a baixada fluminense nem rede Globo nem outra imprensa falou dessa “segunda onda na baixada fluminense” podem procurar que vcs vão achar essa.noticia no dia 7/8 no jornal O DIA.

    E agora novamente, essa matéria do dia 8/9 dizendo q esses hospitais particulares estão lotados, já fazem 4 dias dessa matéria e nenhum outro veículo além desse e do jornal o dia fez essa notícia, sendo que na própria notícia as direções dos hospitais negam essa informação. Então não sei, se começarem a sair em outros veículos e a diretoria dos hospitais confirmarem eu acredito.

    Mas independente disso, a doença ainda está aí , creio que não com a mesma força , acho q o pior já passou mas mesmo assim vamos nos cuidar com máscara álcool gel, lavando as mãos ,e ainda continuar em casa quem poder

  8. A doença existe, temos que tomar cuidado, e essa matéria ainda sim é absurda, “uma pessoa não identificada escutou uma médica falando no corredor que parece que voltamos a abril”! Desinformação é sempre ruim, seja a dos negacionistas ou seja de quem aumenta o que já é ruim. Não esqueçam que muitas pessoas estão morrendo de infarto, AVC em casa com medo de ir ao hospital!

  9. cada comentario negacionista aqui
    Santa ignotancia
    O mundo todo ta contra bolsonaro
    Deve ser isso
    Um complo da imprensa e cientistas do mundo inteiro contra o poderoso bozo
    Rapaz e incrivel a mente doentia dessas pessoas

  10. É duro as pessoas não acreditarem que a doença não existe. Ficam culpando a mídia, governo, prefeito, porque não sabem e nem sentem a dor de quem perdeu um ente querido. Estão nem aí porque não foi um familiar seu. Só sente a dor quem passa. Isto é fato.

  11. Sabemos que a peste chinesa não acabará tão cedo. Ou não acabará. Assim como a gripe não acabava. Mas os impactos serão menores quando quase toda a população estiver imunizada (com anticorpos e, sabemos que só se contaminando) Mas é só usarem os remédios certos. Eu já fui contaminado em abril, vários amigos já foram e estamos firmes O que vemos são mentiras e hipocrisias. Uma delas é a pessoa se enganar achando mesmo que se usar máscara está protegido. Qual máscara? E as mãos? Coloca no rosto? Mas isso vale para a gripe, a meningite etc. E todos que se foram, se não por covid, iriam por outro motivo. Era chegada a hora. Perdi parentes também. Mas vamos acabar com a histeria Quem não pegou, vai pegar. Minha filha está com leves sintomas esperando o resultado do exame, mas torcendo que esteja positivo.

  12. Será que só eu conheço tantos amigos internados por covid-19 e só eu perdi tantas pessoas (amigas e conhecidas) que morreram com esta doença? Tenho um amigo internado desde final de março com covid no CTI do Hospital São Lucas. Era um homem saudável com 2 filhos de 12 anos que não vê desde que foi internado e, hoje, tem diversos órgãos comprometidos seriamente, sua situação é muito triste. Sua esposa nos relatou que no último fim de semana mudou todo o esquema do hospital devido ao aumento das internações por covid, todos os leitos dos CTIs tornaram a ser ocupados. E isso não é notícia de jornal! É o relato de alguém que continua respeitando o isolamento e às regras, pois está cercada de sofrimento.

  13. Pois é, eles não podem deixar que acabe, aí vêem com a história de aumento de casos, se segunda onda, de reinfecção, o negócio e não deixar acabar, não deixar a vida voltar ao normal. Tudo em conluio, imprensa, governantes corruptos, globalistas. Depois vem a obrigatoriedade de se vacinar, tudo no plano de dominação. Temos que fazer como já estão fazendo na Europa, revolta de quarentena, revolta das máscaras e revolta das vacinas. Senão vão acabar com a gente. Temos que ficar espertos.

  14. Infelizmente, somos hipócritas. Hoje e amanhã tem jogo e todos vão assistir e gritar bastante o gol do seu time. Bonito né!! Os jogadores, comissão técnica juízes, gandulas, maqueiros, etc não pegam Covid e também não transmitem?
    Ninguém até hoje não fez um comentário no face, zap, aqui, imprensa ou qualquer outro sobre este acontecimento. Todos são a favor e ficam na rua, bares, etc. Que eu saiba são seres humanos, ou não, que transmitem para família, amigos até chegar em você. Somos ou não somos hipócritas???

  15. Obviamente os hospitais vão apresentar um aumento no número de internações, afinal os hospitais de Campanha que alocavam especificamente os casos de COVID19 foram desativados e como a doença ainda não terminou, os demais hospitais irão receber essas internações outrora destinadas aos hospitais específicos.

  16. Infelizmente o ser humano paga pela sua ignorância. A Pandemia está aí, ainda matando muito. A pessoa caga pra isso, não se protege, e assim, se contamina e contamina outras pessoa tbm, se a praga que não respeita as medidas de segurança morresse sozino, aí tudo bem, mas infelizmente outros pagam pela ignorância de uns.

  17. Os casos no rio estão subindo mas as autoridades mentem. Sao corruptos e mentirosos.nao da para acreditar nos números da prefeitura e do governo do estado do Rio. eles não tem credibilidade. Despois de milhões agora ressente ter sido roubado da saúde eles não vão divulgar os números reais. Em fim vão fazer de tudo para divulgar os números sempre abaixo. Cabe a imprensa divulgar a verdade.porque si perder a confiança na imprensa tudo estar acabado.espero q a imprensa não se corrompe a seja firme.

  18. Minha vó de 75 anos foi internada segunda dia 7 em estado grave. Pulmão comprometido e arritmia cardíaca. Precisou ser intubada e colocada em coma induzido. Resultado do primeiro teste foi negativo, porém, os médicos estão suspeitando de falso negativo e por isso, vão repetir. Ela teve melhoras e graças a Deus está acordada agora. Gente, não espere acontecer com alguém da família de vcs. É muito triste ter um parente seu internado e sozinho no leito de uma uti enquanto vc não tem muitas notícias. É angustiante . Ninguém pode entrar. O paciente fica isolado.

  19. Essa reportagem é tendenciosa e mentirosa. Agora mesmo acabou de mostrar um mapa no Brasil onde os casos de covid estão em alta, estável e diminuindo. O Rio de Janeiro está diminuindo. Parem de torcer por mortes.

  20. Com certeza está alimentando e muito a infecção do COVID. Só na minha casa são três casos confirmados. Eu, meu filho e minha mãe. Na casa da minha irmã mais 3 casos. Infelizmente ela está internada e eu diariamente estou indo para o PS para tomar soro por causa da desidratação e febre que não cedem. Fiz exame de sangue que acusou 1700 de leucócitos, quando a referência mínima é de 5000. As dores de cabeça e no corpo não diminui e o nosso protocolo de Azitromicina +Ivermectina +Dipirona, já acabaram. Agora e aguardar. Minhas veias estão todas arrebentadas e o médico diz, fica em casa. Isso é um show de horror.

    • Infelizmente, somos hipócritas. Hoje e amanhã tem jogo e todos vão assistir e gritar bastante o gol do seu time. Bonito né!! Os jogadores, comissão técnica juízes, gandulas, maqueiros, etc não pegam Covid e também não transmitem?
      Ninguém até hoje não fez um comentário no face, zap, aqui, imprensa ou qualquer outro sobre este acontecimento. Todos são a favor e ficam na rua, bares, etc. Que eu saiba são seres humanos, ou não, que transmitem para família, amigos até chegar em você. Somos ou não somos hipócritas???

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui