Aumento do comércio eletrônico impulsiona comércio B2B

Dos usuários do mercado B2B nos últimos anos, apenas 20% têm o desejo de retornar ao formato presencial de atendimento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Negative Space, Pexels

Dos usuários do mercado B2B nos últimos anos, apenas 20% têm o desejo de retornar ao formato presencial de atendimento. É o que aponta uma pesquisa da McKinsey, que mostrou ainda a humanização no online como uma forte tendência de mercado.

Dessa forma, constata-se que a maioria dos consumidores querem fazer negócios pela internet. Assim, as empresas se reinventam para atender a crescente demanda oferecendo as melhores alternativas de jornadas, independente da finalidade da transação.

O levantamento realizado pela consultoria empresarial americana constata que a mudança gigantesca no digital é um caminho sem volta. Entre os motivos responsáveis por essa mudança comportamental, está a conveniência, velocidade, segurança e facilidade para conseguir informações, efetuar pedidos e contratar serviços.

Outro ponto relevante destacado pela pesquisa é que a grande parte dos compradores e vendedores B2B estão optando cada vez mais pelo autosserviço digital, além do relacionamento humano remoto, em vez de atendimentos presenciais.

Advertisement

A comodidade da compra online já se apresentava como uma forte tendência. No Brasil, apesar do crescimento de 41% das compras online no ano passado, conforme mostra o estudo Webshoppers da Ebit | Nielsen em parceria com o Banco Bexs, ainda existe muito potencial de crescimento.

As categorias que mais registraram crescimento no período foram o m-commerce (mobile), setor este que conseguiu um aumento de 78%, entre 2019 e 2020, em termos de faturamento, e 56% em relação aos pedidos, se comparado com o mesmo período.

Em relação às vendas físicas, o caminho se norteará pelas experiências com as marcas. Com o crescimento do B2B, os clientes esperam mais resultados no atendimento por parte das empresas que vendem para suas empresas.

Outro estudo, desta vez realizado pela International Data Corporation (IDC), mostra que somente 20% dos clientes valorizam a figura do vendedor. Isso porque com o passar do tempo, seja por promessas não cumpridas, propostas enganosas ou até mesmo a falta de conhecimento do mercado em que atua e falta de empatia com as necessidades do cliente, os vendedores negligenciaram a importância da organização no trabalho.

Em relação ao B2B, essa desorganização nos dados, na prospecção e na baixa qualidade do pós-venda, muitos clientes se mostraram insatisfeitos. Por isso, é preciso buscar formas de organizar o atendimento aos clientes, flexibilizar a agenda e cumprir os compromissos, além de usar a eficiência das ferramentas de marketing a seu favor.

Nesse ponto, o uso de aplicativos que ajudam a planejar a rotina nos negócios B2B, é fundamental. Uma das ferramentas que auxilia neste trabalho e apresenta resultados satisfatórios, segundo os usuários que já o testaram, é o aplicativo Booksy.

Com ele, é possível organizar a agenda comercial e profissional de forma eficiente, desburocratizando a rotina comercial no atendimento às empresas que fazem parte da base de clientes do empreendedor, seja na área industrial, consultorias, profissionais liberais e todos os segmentos que atuam no mercado do B2B.

O app atende as necessidades de todas as categorias profissionais, como os cabeleireiros, por exemplo. Várias destas empresas que atuam no setor de beleza e bem-estar no Brasil, já fazem uso do Booksy. Com a tecnologia de organização que a plataforma oferece, o profissional não precisa se preocupar com mais nada, apenas focar no que sabe fazer de melhor, que é o seu trabalho. Com ele, é possível facilitar a reserva dos clientes de qualquer lugar, a qualquer hora.

App ideal para clientes e empresas

Se por um lado os clientes encontram facilidade na hora de buscar um profissional ou negócio que possa satisfazer suas necessidades, diminuindo a correria de buscar o que necessita de um lugar a outro e muitas vezes se frustrando, por outro lado, as empresas também ganham em organização e resultados.

Com o Booksy a empresa ou profissionais liberais e autônomos conseguem, por exemplo, fazer o gerenciamento de clientes, organizar agendas e compromissos essenciais, fazer uso das ferramentas de marketing que o app oferece e realizar envios de mensagens por e-mail, sms, mídias sociais e outros canais disponíveis. Também é possível utilizar o Booksy para efetuar o registro de vendas com facilidade e rapidez.

Organizar o trabalho em equipe também é outra função importante do aplicativo Booksy. Na opção administrador, é possível gerenciar com facilidade as mudanças de horário, férias e folgas de cada colaborador da empresa. Além disso, é possível cadastrar comissões para os colaboradores.

Outro ponto relevante é a gestão de todos os registros dos clientes. O Booksy conta com um banco de dados de clientes fácil de pesquisar, além das diversas opções de filtros. Dessa forma, é possível guardar tudo que é preciso saber sobre os clientes em um único lugar.

Ainda nesta função, é possível traçar o histórico de agendamentos dos clientes, fidelizar os clientes, adicionar notas privadas e ver com facilidade o status de todos os agendamentos.

O Booksy conta com um site e aplicativo exclusivo para clientes, onde os mesmos não pagam taxas pela utilização. Já os profissionais que fazem uso do app, também podem acessar o sistema pelo site e pagam uma mensalidade para utilizar este sistema que moderniza o cotidiano profissional deixando a rotina mais fácil, rápida e prática.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aumento do comércio eletrônico impulsiona comércio B2B
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui