Autistas e deficientes poderão ter tratamento diferenciado em unidades de saúde do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Clínicas da Família são os principais centros de saúde básica da cidade. Foto: Reprodução/Internet

Nesta sexta-feira (10/07), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei 1.814/2020, que garante a deficientes e portadores de transtorno do espectro autista que não tenham possibilidade de locomoção uma identificação diferenciada quando forem recebidos em unidades de saúde municipais.

A medida, de autoria da vereadora Tânia Bastos (Republicanos) e que ainda será votada novamente, prevê pulseira identificadora, cuja cor será determinada pelos técnicos da área de saúde, com o intuito de auxiliar a equipe médica no reconhecimento das especificidades desses pacientes.

”A proibição de acompanhantes nos hospitais devido à pandemia tem colocado portadores de autismo grave em situação complicada, pois muitos não se socializam e não conseguem se expressar com clareza sem ser com alguém da família. Eles precisam ter algum tipo de identificação para que os profissionais de saúde possam reconhecê-los para dar uma atenção maior. Esse é o propósito deste projeto, que apresento em homenagem ao Gilmar, amigo que morreu recentemente em função disso”, disse Tânia.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Autistas e deficientes poderão ter tratamento diferenciado em unidades de saúde do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui