Autoridades assinam acordo para ceder terreno onde será construída fábrica de vacinas

Expectativa é que a fábrica fique pronta em 2023 e que quadruplique a capacidade de produção de vacinas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (03/12), o Governo do Rio, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinaram um acordo que prevê a cessão de um terreno no Rio onde deverá ser construída a “maior fábrica de vacinas da América Latina”. O Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS) deverá ser erguido numa área de 580 mil metros quadrados – sendo 334 mil m² de área construída – em Santa Cruz, na Zona Oeste. A conclusão das obras está prevista para 2023.

A estimativa é que R$ 3,4 bilhões sejam investidos na obra, com a geração de 1,5 mil postos de trabalho e 5 mil empregos diretamente ligados à construção da fábrica. Segundo informações do governo, depois de pronto o complexo industrial deverá ter a capacidade de produzir 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos por ano. Isso representa quatro vezes mais que a atual produção.

Nós vamos poder produzir com a Fiocruz, hoje, em 2021, as vacinas para combater a Covid. Mas, no futuro, vamos poder fazer frente a outras ameaças ao Brasil. É uma posição estratégica“, afirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Para financiar a obra, o governo espera contar com o capital privado ou misto, que será pago em forma de “aluguel”. Com esse modelo, o governo espera “diluir o custo do empreendimento a longo prazo”. O evento marcando a cessão do terreno da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) ocorreu no Palácio Guanabara, sede do governo estadual em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Autoridades assinam acordo para ceder terreno onde será construída fábrica de vacinas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui