Avenida Brasil é a via da cidade com mais colisões com vítimas; média é de um caso por dia

Foram 408 casos em 2020. O número é mais do que o dobro da segunda colocada, a Avenida das Américas, com 157

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação Governo do Estado

A Avenida Brasil, além de ser a via expressa mais importante da cidade, também se destaca pelo alto número de colisões. No ano passado, foi a líder do ranking de acidentes com vítimas no Rio: 408 ocorrências. A média é de 7,8 casos por semana ou um por dia. O número é mais que o dobro da Avenida das Américas, que com 157 casos foi a segunda colocada.

No entanto, em 2020, a Avenida Brasil foi a nona via da cidade onde houve mais emissão de multas por equipamentos eletrônicos — que flagram excesso de velocidade e ultrapassagem de sinal vermelho.

Para especialistas, a solução para a redução de acidentes passa por investimentos em educação de trânsito. Apesar da pandemia, a cidade sofreu mais com acidentes de trânsito com mortes em 2020 (511 vítimas) do que nos dois anos anteriores (506, em 2019, e 467, em 2018). Uma das hipóteses é que as ruas esvaziadas tenham se transformado em pistas de alta velocidade por motoristas imprudentes.

Outro índice que chama a atenção é que dos, 24.420 acidentes registrados entre 2018 e 2020, 10.779 ocorreram a 300 metros de distância de uma escola. Por conta disso, a CET-Rio vai implantar “áreas especiais” no entorno de 24 escolas e creches municipais, onde a velocidade máxima será de 30km/h. A nova sinalização foi instalada em pontos estratégicos próximos às escolas, numa ação que faz parte do chamado Maio Amarelo, o mês de conscientização sobre acidentes de trânsito.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Avenida Brasil é a via da cidade com mais colisões com vítimas; média é de um caso por dia
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Vou de Bangu Niterói. Abandono é o sinônimo dessa via. Mal sinalizada. Blocos de concreto atravessados na via, buracos, fora a condução agressiva. Retrato do rio. Terra de ninguém. Pode bandalhar, vir por fora pra acessar a saída pra amarela ou Dutra que dá nada. Fiscalização ausente.

  2. Esse indicador diz pouca coisa: a Avenida Brasil está em obras, com iluminação e sinalização caóticas! O asfalto está uma droga, com vários desnivelamentos e ondulações. Como não vão querer que isso não se traduza em acidentes!? Alô alô Sr. Prefeito Paes Palho, favor terminar logo as obras da Transbrasil e assim traga logo a paz para a Avenida Brasil. Foi você quem deixou a obra ao Deus-dará.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui