A Prefeitura do Rio de Janeiro instalará cerca de 20 redutores de velocidade – também conhecidos como ”speed tables” – na Avenida Lúcio Costa, que liga a Barra da Tijuca ao Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da capital fluminense. O objetivo do Poder Executivo carioca é reduzir de 70km/h para 60km/h o limite de velocidade na via. As obras devem ser concluídas até o fim do ano.
Os redutores de velocidade atuam como uma espécie de elevação na pista, sinalizando a passagem de pedestres. Na prática, funcionam como os chamados ”quebra-molas”.
Os primeiros speed tables serão instalados entre os postos 3 e 8 da Barra e no trecho entre o fim da Praia da Reserva e o Pontal, no Recreio. A Prefeitura decidiu utilizá-los depois de estudos elaborados pela Secretaria Municipal de Transportes e pela CET-Rio, que analisaram as opções viáveis para tornar a Avenida Lúcio Costa mais segura para todos, isto é, motoristas, ciclistas e pedestres.
”A redução da velocidade na via por si só não garante mais segurança, especialmente de madrugada uma vez que o motorista eventualmente pode decidir não respeitar o limite e colocar a vida das pessoas que estão ali em risco. Com o speed table isso não acontecerá. A velocidade terá necessariamente que ser reduzida”, explica a secretária Maína Celidonio.
Atropelamento
Na noite do último dia 13/07, o fisioterapeuta Fábio Toshiro Kikuta foi atropelado e morto na Avenida Lúcio Costa, na altura do número 17.360. Ele havia se casado horas antes com Bruna Villarinho e estavam hospedados no CDesign Hotel, em frente ao local do acidente.
Ao atravessarem a via, o influenciador digital Vitor Vieira Belarmino, que dirigia uma BMW em altíssima velocidade, acabou atingindo Fábio, que não resistiu.
Será que vai reduzir mesmo? Porque entre uma lombada e outra, qual será o “limite” da velocidade? Eu acho que na lombada vão diminuir, mas depois, vão acelerar tudo o que der até chegar na outra.