Avenida Niemeyer tem deslizamento de terra no fim de 2020

Avenida Niemeyer volta a sofrer com deslizamento, apesar de Marcelo Crivella ter dito que ela estava segura para tempo seco e tempo de chuva

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Avenida Niemeyer e o Morro do Vidigal, em São Conrado. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Avenida Nimeyer, no Leblon, voltou a ter um deslizamento de terra, desta vez na altura do número 111, altura do Faro Beach Club, clube que teve uma festa com aglomeração na noite de 29/12 e que foi interditada pela Prefeitura. O deslizamento aconteceu na noite desta quarta-feira, 30/12, a via foi fechada por volta das 21h10.

A avenida ficou fechada por mais de um ano após uma série de deslizamentos em fevereiro e abril de 2019. A via foi fechada em 28 de maio de 2019 a mando do Judiciário, mas o então prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos) dizia após vistoriar as obras de contenção em janeiro de 2020, que ela estava completamente segura. Chegando a dizer:

– HOJE, A NIEMEYER, COM TODAS ESSAS OBRAS, ESTÁ SEGURA PARA TEMPO SECO E TEMPO DE CHUVA – DISSE O PREFEITO, DURANTE A VISTORIA. – ESTAMOS AQUI PARA DIZER À POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO QUE 100% DAS OBRAS FORAM EXECUTADAS.

O Ministério Público do Rio de Janeiro chegou a recorrer depois que a via foi reaberta, dizendo que apesar de o Município ter realizado algumas obras no local, a prova pericial foi clara ao atestar que tais benfeitorias não eram aptas para superar grande parte das causas que determinavam o risco de escorregamento.

Advertisement

Já para o secretário de Obras do Município, dizia: “– Toda a tecnologia da área de geotecnia foi empregada aqui. Foi tudo concluído. E apresentamos à Justiça as informações solicitadas”

Na Niemeyer foram realizadas intervenções em 56 pontos ao longo da via, até a comunidade do Vidigal. Entre outras obras, a Prefeitura promoveu a instalação de drenos profundos, o restabelecimento do sistema de drenagem, a eliminação de contribuição de esgoto e a instalação de muros de contraforte, de telas grampeadas, chumbadores e cortinas atirantadas. E que tais obras afastariam os riscos de escorregamento das camadas superficiais da encosta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Avenida Niemeyer tem deslizamento de terra no fim de 2020
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui