Avião da Azul pousa em pista errada do Santos Dumont

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos abriu investigação para apurar o caso como incidente aeronáutico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/YouTube

Na noite desta quarta-feira (06/04), um avião da Azul pousou na pista errada do aeroporto Santos Dumont. Não houve danos à aeronave e ninguém se feriu. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica, abriu investigação para apurar o caso como incidente aeronáutico. O caso foi divulgado pelo portal de notícias “g1”.

A aeronave, um Embraer 195, prefixo PR-AXH, havia decolado do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 58 pessoas a bordo, no voo AD2856. Segundo o relatório de ocorrência aeronáutica, o avião estava autorizado pelo controle de tráfego aéreo a aterrissar na pista 20 L, da esquerda, mas pousou às 19h25 na 20 R, da direita.

A pista 20 R, onde o avião pousou, tem 1.260 metros de comprimento por 30 metros de largura. Aviões comerciais como o da Azul têm de pousar na pista 20 L, que é maior: tem 1.323 metros de comprimento por 42 metros de largura.

Um pouso em uma pista não autorizada é tratado como incidente porque pode levar a uma colisão com outra aeronave, por exemplo. Além disso, o avião pode não conseguir parar a tempo quando a pista é menor do que a que deveria ter sido usada.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Avião da Azul pousa em pista errada do Santos Dumont
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui