No próximo dia 22 de março, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) será palco de um baile de favela das antigas, reunindo grandes nomes do funk carioca. Parte do programa Super Sábados no MAM Petrobras, o evento acontece das 14h às 18h, com shows do DJ GrandMaster Raphael, pioneiro do gênero, e dos MCs Cidinho, Mascote, Cacau e Duda do Borel.
A programação, realizada em parceria com a Agência de Notícias das Favelas (ANF), celebra a favela como um espaço de cultura, resistência e diversão, destacando a importância do funk como patrimônio da cidade. “Surgidos no início da década de 1980, os bailes funk representam a cultura carioca. O Baile das Antigas foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro pela Lei nº 10.113, sancionada em 2023”, ressaltou Yole Mendonça, diretora-executiva do MAM Rio.
Programação especial para celebrar o funk carioca
A tarde começa às 14h, com uma oficina de discotecagem ministrada pelo DJ GrandMaster Raphael, que apresentará diferentes técnicas de mixagem e experimentação sonora. A atividade é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
Às 15h, o Bloco Escola do MAM Rio recebe o Grupo Corre, referência no passinho carioca, para uma apresentação inédita. Com direção e trilha de Celly I.D.D, a performance “Entre beats e bronze, a quebradeira do funk” acontecerá diante de esculturas modernistas do acervo do museu, estabelecendo um diálogo entre a dança das favelas e obras de Maria Martins, Alfredo Ceschiatti, Felícia Leirner, Robert Couturier e Bruno Giorgi.
O Baile de Favela das Antigas começa às 15h30, trazendo hits que marcaram a história do funk. Entre os destaques do repertório, MC Cidinho promete o clássico “Rap da Felicidade”, enquanto MC Mascote traz sucessos como “Rap da Daniela Perez”. Duda do Borel revive músicas icônicas como “Rap do Borel”, e MC Cacau relembra hits do funk melody, como “Porque te amo” e “A dor do desprezo”.