Bairro da Glória pode ter projeto piloto de ordenamento e segurança focados no turismo

Secretário de Turismo, Bruno Kazuhiro, solicitou apoio da Polícia Militar para melhorias em pontos estratégicos da Glória

Outeiro da Glória visto do Parque do Flamengo - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

O Secretário Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Bruno Kazuhiro, se reuniu com o Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Henrique, nesta terça-feira para tratar sobre melhorias em pontos estratégicos no bairro da Glória, zona sul do capital.

A SETUR Rio está construindo ações conjuntas de ordenamento de importantes pontos turísticos da cidade em parceria com outros órgãos municipais como Comlurb, RioLuz e SEOP, responsáveis pela limpeza urbana, iluminação e ordenamento público.

No caso do bairro da Glória, começando pela Praça Paris, o Secretário solicitou o apoio da Polícia Militar para incrementar o policiamento. Esse deve ser um projeto piloto da SETUR Rio para a região que está recebendo diversos investimentos, como o novo campus da ESPM, novos restaurantes e empreendimentos imobiliários, depois de muito tempo esquecida.

A Glória, que já conta com boa infraestrutura urbana, também tem diversos atrativos turísticos tanto no seu entorno, quanto dentro do bairro, como o Outeiro da Glória, a Marina da Glória, o Monumento aos Pracinhas, a feira popular que acontece aos domingos e a Praça Paris, uma joia da belle époque na cidade construída nos anos de 1920, com monumentos e bustos em mármore, e um lindo chafariz.

Bruno Kazuhiro

Essa união de esforços entre órgãos municipais e estaduais proporciona maior sensação de segurança ao bairro e faz com que esses atrativos sejam ainda mais visitados. A segurança e o ordenamento são dois fatores muito avaliados pelos turistas na sua experiência na cidade.  “Precisamos aproveitar esse momento de reorganização do Rio de Janeiro, de retomada da autoestima do carioca a partir do novo governo Eduardo Paes, para pensarmos em projetos pilotos de ordenamento urbano que requalifiquem áreas, gerem mais qualidade de vida aos cariocas e chamem a atenção dos nossos viajantes, promovendo que eles fiquem por mais tempo e voltem mais vezes a nossa cidade. Para isso é fundamental trabalhar em conjunto com outros órgãos da Prefeitura e a PMERJ. Além disso, este conjunto de ações e o incremento do turismo, somados, também provocam maior desenvolvimento econômico da área, com a criação de novos empregos e geração de renda”, declara Kazuhiro

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O bairro da Glória precisa urgentemente de um choque de ordem. Se tirarem os câmelos que praticamente fecham a calçada da rua da Glória, e o depósito de lixo que os catadores de lata fazem no Largo da Glória o turismo pode ter alguma chance.

    Não adianta só ter policiamento se você não tem espaço para andar na calçada e o bairro é um lixão à céu aberto.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui