Pedra do Sal - Foto: Reprodução/Internet

O Rio de Janeiro passou a fazer parte do ranking anual divulgado pela revista Time Out, dos bairros mais legais do mundo. O bairro da Saúde, da região central da Cidade Maravilhosa, apareceu na lista, na 25º posição. A Saúde, localizada entre o Centro e a Gamboa, é um bairro que até mesmo os cariocas exploram pouco, e é o coração do Porto Maravilha.

O levantamento foi realizado através de uma pesquisa com 27.000 moradores de cidades de todo o mundo, junto às opiniões dos editores da revista e especialistas das cidades. A Time Out é uma revista cosmopolita que está presente nas principais metrópoles mundiais, tendo uma edição dedicada a cada uma das metropóles em que está presente. Ela tem sede em Londres e Nova York.

A única participação brasileira na lista inteira é com o bairro carioca da Saúde. O primeiro lugar da lista é com Norrebro, em Copenhagen (Dinamarca). Em segundo lugar está Andersonville em Chicago (EUA) e Jongno 3-ga em Seul (Coreia do Sul) em terceiro.

O Shopping Paço do Ouvidor é referência no Centro do Rio. Passa no Paço

O texto da revista destaca que “ao norte do centro da cidade, as ruas de paralelepípedos e becos da Saúde oferecem uma pausa longe do centro frenético do Rio. Os visitantes irão descobrir charmosos bares antigos, bela arquitetura portuguesa e locais fascinantes como a Pedra do Sal, cuja história mescla escravidão, herança africana e samba”. Realmente, caminhar pelas ruelas da Saúde é uma maneira de voltar no tempo.

A revista acrescenta ainda que a área portuária revitalizada abriga “a arquitetura semelhante a um OVNI do Museu do Amanhã, o (MAR) e enormes murais de arte de rua ao longo do Boulevard Olímpico“.

A Saúde tem ótimos restaurantes, como o Gracioso e a Casa Porto, e recantos incríveis como o Morro da Conceição, com suas construções históricas, e o Largo de São Francisco da Prainha, além de ter ganho estações do VLT e um sem número de equipamentos culturais nos últimos anos.

6 COMENTÁRIOS

  1. O Rio de Janeiro é a cidade mais segura do Brasil . Basta assistir ao Datena na Bandeirantes, para vermos o que acontece pelo Brasil fora das lentes unicamente da TV GLOBO
    Existe uma campanha invejosa para botar para baixo a única Cidade brasileira que nos 4 cantos do planeta e chamada de “MARAVILHOSA”

  2. O Rio de Janeiro é a cidade mais segura do Brasil . Basta assistir ao Datena na Bandeirantes, para vermos o que acontece pelo Brasil fora das lentes unicamente da TV GLOBO
    Existe uma campanha invejosa para botar para baixo a única Cidade brasileira que nos 4 cantos do planeta e chamada de “MARAVILHOSA”

  3. Lugar perigoso pra burro, até a lojas americanas que havia na rua sacadura cabral em frente ao predio da antiga cedae fechou pq vivia sendo assaltada. A pergunta é, LEGAL PARA QUEM?

  4. Enquanto lia a matéria, pensava exatamente nos termos do comentário anterior. Colocar qualquer lugar do Rio de Janeiro nessas listas só pode ser piada ou má fé. Lamentavelmente, trata-se de uma cidade em que não se pode sentar em uma praça sem correr o risco de ser assaltado.

  5. Muito legal também é ser abordado por algum meliante “pobre vítima da sociedade” tentando ganhar a vida “honestamente” fazendo assaltos a mão armada aos malvadões que guardam suas economias com muito custo para ir a esses lugares pitorescos.

    • Enquanto li a matéria, pensava exatamente nesses termos. Colocar lugares do Rio de Janeiro nessas listas só pode ser piada ou má fé. Lamentavelmente, trata-se de uma cidade em que não se pode sentar em uma praça sem correr o risco de ser assaltado.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui