Bairros da Zona Norte têm maior rentabilidade para aluguel, diz pesquisa

Segundo um levantamento do site QuintoAndar, os bairros do Rio mais rentáveis para aluguel são Engenho da Rainha e Inhaúma

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Vivaz

Na hora de adquirir um imóvel, as pessoas logo pensam em um bairro mais nobre e valorizado ou central. No entanto, quando se trata de um investimento para obter renda com aluguel, esta nem sempre parece ser a melhor opção. Segundo um levantamento do site QuintoAndar, que hoje é um dos maiores portais de locação de imóveis do país – uma alternativa às imobiliárias tradicionais – os bairros do Rio com maior potencial de retorno para quem é dono de im imóvel alugado estariam localizados na Zona Norte da cidade.

De acordo com os dados, os bairros mais rentáveis para aluguel são Engenho da Rainha e Inhaúma. Neles, a rentabilidade potencial média é de 0,54% e 0,49% ao mês, respectivamente. Ou seja, um imóvel comprado por 200 mil reais, por exemplo, renderia cerca de 1.000 reais por mês de aluguel ao seu senhorio.

Também se destacam na análise da startup outros bairros como Del Castilho, Pilares e Quintino Bocaiúva. Segundo o levantamento, nesses bairros, um quarto dos imóveis é alugado em cerca de duas semanas. “O mercado chama isso de índice de velocidade na locação” diz Wilton Alves, diretor da Sergio Castro Imóveis, uma das maiores administradoras tradicionais do estado.

Outro dado divulgado é que os imóveis de um quarto são os que garantiriam maior rentabilidade aos senhorios (proprietários), com ganho médio possível de 0,4% ao mês, independente do bairro. Esse percentual cai para 0,36% para imóveis de dois quartos. E para imóveis de três e quatro quartos, a rentabilidade cai ainda mais: 0,29% e 0,24% ao mês, respectivamente. “Quanto maior o apartamento, menor o seu índice de rentabilidade, salvo algumas exceções“, completa Alves.

Advertisement

A pesquisa de rentabilidade potencial é calculada tomando por base o preço do imóvel listado no QuintoAndar e o possível preço de aluguel daquele imóvel calculado usando inteligência artificial. Também é levado em consideração no cálculo fatores como número de dormitórios, vagas de garagem, localização e condições de conservação do imóvel.

Wilton, da Sergio Castro, diz que na carteira da sua empresa os imóveis residenciais que alugam mais rápido se localizam em Laranjeiras, Copacabana e Bairro de Fátima, mas reconhece que a Zona Norte tem imóveis cujo preço de venda é mais barato, e o aluguel acaba oferecendo maior rentabilidade a seus proprietários.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bairros da Zona Norte têm maior rentabilidade para aluguel, diz pesquisa
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

    • Discordo! Deve haver desvalorização do imóvel pra venda, mas pra aluguel esse valor é menos flexível, cai menos. Na comparação, a rentabilidade do aluguel fica maior que em outras regiões mais bem-localizadas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui