Balaustradas históricas da Avenida Presidente Vargas estão sendo restauradas

A gerência de monumentos da Secretaria de Conservação realizou uma pesquisa iconográfica, analisando fotografias históricas para identificar o modelo original e garantir uma restauração fiel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Seconserva

As históricas balaustradas, das poucas que restaram e que adornavam a Avenida Presidente Vargas, estão passando por um processo de revitalização bem interessante. Projetadas durante a gestão do prefeito Pereira Passos (1902-1906), as estruturas fazem parte do conjunto de reformas urbanísticas que buscavam “afrancesar” a cidade, com a proposta de modernizar e embelezar o Centro do Rio no início do século XX. Atualmente, as estruturas estão sendo restauradas pela Secretaria de Conservação, com a entrega final prevista para após os desfiles do carnaval de 2025.

A gerência de monumentos da Secretaria de Conservação, sob a liderança do secretário Didi Vaz, realizou uma pesquisa iconográfica, analisando fotografias históricas para identificar o modelo original das balaustradas e garantir uma restauração fiel. As novas peças de concreto já começaram a ser instaladas em alguns trechos. Atualmente, essas peças de concreto só são encontradas nos pontilhões e travessias da via. Antes contornavam todo o Canal do Mangue.

O projeto abrange seis pontos, desde a Cidade Nova até a altura da Sapucaí, com destaque para as áreas próximas às arquibancadas populares, que receberão acabamentos e pintura finais após a desmontagem das estruturas de carnaval. As obras tiveram início no começo de fevereiro.

“O Carnaval vai passar pela Passarela do Samba, e o carioca também vai poder desfilar nesse conjunto histórico que temos em plena Avenida Presidente Vargas. Essa restauração não só vai preservar a memória da cidade, mas também vai dar aos cidadãos a oportunidade de vivenciar a história ao lado da festividade mais importante do Rio de Janeiro”, afirma Diego Vaz, secretário da Secretaria de Conservação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Balaustradas históricas da Avenida Presidente Vargas estão sendo restauradas

1 COMENTÁRIO

  1. Podiam recuperar a estrutura próximo a passarela do metro de São Cristóvão. O guarda corpos tem uma arquitetura belíssima, mas está degrada.

    A verdade é que uma cidade histórica e com muito elementos arquitetônicos como o RJ precisaria de uma estrutura muito maior do que é a Secretaria de Conservação.

    Seria necessário a contratação de pessoas qualificadíssimas e especializadas. Um “tião” não consegue dar conta de fazer uma obra com arquitetura tão singular.

    O Corte de Gastos e austeridades, aliados à visão do prefeito de ocasião não permite que temos um órgão a altura do que essa área demanda.

    Infelizmente perdemos a cada ano esses elementos históricas. Em um futuro breve restarão pouquíssimos conjuntos assim.

    Atualmente a tendência é corte de gastos e arquitetura unicamente funcional e de barata manutenção. Não teremos conjuntos tão sofisticados e com personalidade em obras novas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui