Bancos terão que oferecer álcool em gel nos caixas eletrônicos

Determinação está em lei publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A partir desta segunda-feira, 29/11, todos os bancos no Estado do Rio de Janeiro terão que oferecer álcool em gel antisséptico 70% próximo a cada caixa eletrônico. A determinação está prevista na Lei 9.480, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial, que tem como objetivo ajudar no combate e prevenção à Covid-19.

A norma diz ainda que, quando houver mais de um terminal eletrônico no mesmo local, dispostos um ao lado do outro, o estabelecimento bancário deverá fornecer um dispenser com o higienizante a cada cinco caixas.

O texto aperfeiçoa lei anterior, de 2020, que já previa a obrigatoriedade de todos os estabelecimentos bancários cederem o produto, mas sem a exigência de deixá-lo perto dos terminais. Além disso, agora o frasco com álcool em gel deverá ser colocado nos caixas internos e externos.

A lei também atualiza uma regra já vigente, que obriga todos os estabelecimentos comerciais e bancários no Rio a utilizar termômetros digitais para medição da temperatura de clientes e fornecer máscaras – além do álcool em gel. Agora, essa medida vale enquanto durar o estado de calamidade pública.

Advertisement

Pela nova legislação, de autoria do deputado Márcio Canella (MDB), as ações de controle poderão ser ampliadas, excluídas ou modificadas a qualquer tempo, em função do perfil epidemiológico da Covid-19 e da taxa de transmissibilidade com impacto na rede de atenção à saúde.

Os estabelecimentos deverão ainda colocar em prática protocolos diários de higienização e sanitização das áreas e equipamentos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bancos terão que oferecer álcool em gel nos caixas eletrônicos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui