Banda da Guarda Municipal recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial

Projeto é dos vereadores Jones Moura e Dr. Carlos Eduardo., que destacaram a participação da banda em diversos eventos de promoção da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Arquivo/Prefeitura

A Banda Sinfônica de Música da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do povo carioca. O título foi concedido pela lei municipal nº 6.870, por iniciativa dos vereadores Jones Moura e Dr. Carlos Eduardo. Na justificativa, os legisladores destacaram a participação da banda em diversos eventos de promoção da cidade, incluindo os realizados na Câmara dos Vereadores, e também em outros municípios do Rio.

Entre as apresentações já tradicionais da Banda da GM estão a abertura oficial do Carnaval, no Palácio da Cidade, e do desfile das escolas de samba, no Sambódromo. Também estão no currículo apresentações em solenidades oficiais da Prefeitura , desfiles militares, escolas, igrejas, hospitais, praças públicas, recepções a governantes estrangeiros e concertos realizados no Theatro Municipal,  na Sala Cecília Meirelles, no Forte de Copacabana e na Escola de Música da UFRJ.

– Para nós, é um motivo de grande satisfação esse reconhecimento. A Banda de Música da GM foi criada para a cidade e esse título faz jus à sua vocação – destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

A Banda de Música da GM foi criada em dezembro de 1993 com músicos da antiga Banda Civil da Cidade do Rio de Janeiro e conta hoje com cerca de 40 integrantes, sendo regida há quatro anos pelo maestro e guarda municipal Ricardo Severino. No período da pandemia, devido às medidas restritivas de proteção à vida para conter a disseminação do coronavírus, as apresentações foram reduzidas.

Advertisement

No ano passado, por exemplo, não foram realizadas as apresentações tradicionais, mas a Banda de Música não deixou de estar presente no dia a dia dos cariocas. Uma pequena parte dos músicos foi levada para tocar na entrada de condomínios, sendo acompanhada pelos moradores das janelas de seus apartamentos. Batizado de Abraço Musical, o projeto percorreu toda a cidade tocando em bairros como Méier, Copacabana, Botafogo, Campo Grande e Bangu. Os músicos também fizeram várias lives nas redes sociais da Guarda Municipal. As apresentações ainda não voltaram com força total, mas os músicos seguem a rotina de ensaios, observando as regras sanitárias vigentes, para estarem prontos para o retorno definitivo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Banda da Guarda Municipal recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui