Bandeira de Mello visita propriedades rurais

Os agricultores reclamam a Bandeira de Mello das dificuldades no escoamento da produção e da falta de incentivo à atividade na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O candidato à Prefeitura do Rio em 2020 pela Rede Sustentabilidade, Bandeira de Mello, visitou propriedades rurais em Guaratiba, nesta sexta-feira (23/10), para conhecer de perto as dificuldades dos produtores e apresentar suas propostas para o setor na cidade.

Os agricultores reclamam das dificuldades no escoamento da produção e da falta de incentivo à atividade na cidade. Eles reivindicam, entre outras questões, a compra direta da produção pelo município. No caso de Guaratiba, as áreas de produção rural ficam a 20 minutos do centro urbano da Barra da Tijuca. Segundo o IBGE, há mais de 1.400 mil produtores cadastrados no município.

Na avaliação de Bandeira de Mello, as reivindicações dos produtores são justas, e as soluções, viáveis.

Esse é um setor de grande dinamismo econômico, mas que pode ser incrementado, gerando ainda mais empregos”, afirma Bandeira, que também reforça a necessidade de atenção ao potencial turístico das regiões de produção agrícola da cidade.

Advertisement

Um dos exemplos é a propriedade de João Márcio de Mello, produtor de bromélias e plantas especiais, que pede incentivo da prefeitura para a produção e a exploração do turismo rural.

É uma região de dinamismos, e nossa produção local gera emprego e renda, além de sustentabilidade e desenvolvimento da região e do município”, diz o produtor.

Bandeira de Mello afirmou que o programa de seu governo prevê a expansão o Programa das Hortas Urbanas no Rio e o apoio à produção agrícola de orgânicos no município, além de viabilizar a compra de produtos da agricultura familiar para as escolas da rede municipal e os restaurantes populares geridos pela Prefeitura.

Paulo Rodrigues Fernandes Pereira, produtor de plantas ornamentais e presidente da Associação de Produtores Rurais de Guaratiba, explica que a prefeitura poderia auxiliar os empreendedores do setor com políticas públicas de assistência técnica e a descentralização de compras de itens para a merenda escolar.

O Rio precisa reconhecer a agricultura como um setor importante da economia. O produtor não consegue liberação de crédito, não consegue gerar emprego e renda”, afirma Paulo Rodrigues, que lembra que o investimento na agricultura familiar também contribui para a sustentabilidade do meio ambiente e na redução do lixo.

Atualmente, a produção de plantas artesanais abastece centros de distribuição como a Cadeg e o Ceasa, além de mercados de outros estados, como São Paulo, mas a renda acaba sendo dividida com intermediários.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bandeira de Mello visita propriedades rurais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui