O Bangalafumenga anunciou nesta segunda-feira (24/02) o cancelamento de sua apresentação no carnaval da cidade em 2025. Nas redes sociais, o bloco publicou um longo manifesto no qual culpa o modelo da prefeitura para os blocos pelo cancelamento e convida outros grupos para uma reflexão.
O “Banga”, como é chamado por foliões, foi fundado em 1998 e teve público estimado pela organização em 2024 de mais de 100 mil pessoas.
“Usaremos o Carnaval de 2025 como um marco para desviar a rota e apontar para uma nova direção não só para o Bloco como para todo carnaval da nossa cidade. O modelo de apropriação do Carnaval pelo poder público e revenda, sem necessidade, para a iniciativa privada tem obrigado novas marcas interessadas no Carnaval a desistirem do patrocínio e optarem por investir no patrocínio institucional da cidade, para redução de riscos de multas e apreensões. Asfixiante, injusto e insustentável“, diz a nota.
“O Banga voltará às ruas em breve, em outro formato. Nossa vocação não nos permite mais normalizar a apropriação da festa. Trabalharemos de forma pragmática, organizada para reverter esse contexto. O futuro do carnaval de rua do Rio precisa mudar agora. Aos fãs do Banfa, amigos, familiares, parceiros de longa data, equipes de produtores, técnicos, brigadistas que sempre estão conosco, segumos juntos. É só o começo“, completou.
Confira a publicação do Bangalafumenga:
Infelizmente a Prefeitura não está ajudando.