Fachada da Clínica da Família Cristiano Vieira Pinho, inaugurada neste sábado (20/06) em Bangu - Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Neste sábado (20/06), o bairro de Bangu, na Zona Oeste da capital fluminense, ganhou uma nova unidade de Atenção Primária à Saúde. Isso porque foi inaugurada pela Prefeitura do Rio a Clínica da Família Cristiani Vieira Pinho, localizada na Praça Professora Lealdina Muniz. Ela irá cobrir as comunidades Barão de Capanema, Paula Lopes, Rio da Prata e Usina, beneficiando quase 19 mil moradores da região.

Presente na inauguração, o prefeito Marcelo Crivella ressaltou a grande quantidade de pessoas que já foram salvas da Covid-19 graças às unidades municipais de saúde.

”Os nossos 2 hospitais dedicados à Covid-19 mais as Clínicas da Família, os CERs e as emergências do município já trataram e salvaram mais de 43 mil pessoas [com Coronavírus]. Foram diagnosticadas, medicadas, tratadas e estão vivas”, disse Crivella.

Além disso, o prefeito aproveitou também para destacar a homenagem no nome da nova clínica e detalhar os aparelhos para a realização de exames que estarão disponíveis no local:

”Hoje estamos celebrando um momento muito importante em Bangu, que é a inauguração da Clinica da Família Cristiani Vieira Pinho, uma funcionária da Prefeitura que merece todas as homenagens. Ela faleceu nessa pandemia do Coronavírus, mas fica eternizada nessa clínica. Nós temos um raio-X digital muito importante para fazermos diagnóstico, temos também duas ultrassonografias com doppler e também um de ecocardiograma para os médicos realizarem os diagnósticos”, contou Crivella.

Crivella durante a inauguração da clínica neste sábado (20/06) – Foto: Luciano Belford

Em relação aos serviços, a Clínica da Família Cristiani Vieira Pinho oferecerá à população consultas médicas e de enfermagem, acompanhamento pré-natal, teste do pezinho, vacinação para crianças, adultos e idosos, curativos, planejamento familiar, vigilância em saúde e saúde bucal – serviços que serão executados pelas 4 equipes de saúde da família e uma de saúde bucal que atuarão no local.

A construção da clínica teve investimento de cerca de R$ 4,7 milhões e as obras foram realizadas pela Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe).

Entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal, farmacêutico, oficial de farmácia e administrativo, a unidade terá aproximadamente 40 profissionais trabalhando.

O espaço do local está dividido em salas de atendimento, de coleta de exames, de curativos, de imunização, dos agentes comunitários, de saúde bucal, de esterilização, de farmácia, almoxarifado, centro de cultura e ideias, raio-x e ultrassonografia.

Uma das salas da nova Clínica da Família em Bangu – Foto: Mariana Reis/Prefeitura do Rio

De segunda a sexta-feira, a CF Cristiani Vieira Pinho vai funcionar das 07h às 18h; já aos sábados, das 08h às 12h. A unidade está localizada no território da Área de Planejamento 5.1, que abrange os bairros de Bangu e Realengo, além de adjacências. Com a nova clínica, a 10ª inaugurada pela atual gestão da Prefeitura, a região passa a contar com 29 unidades de Atenção Primária à Saúde.

SERVIÇO

Clínica da Família Cristiani Vieira Pinho

  • Endereço: Praça Professora Lealdina Muniz, s/n – Bangu – Rio de Janeiro/RJ
  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 07h às 18h | Sábado, das 08h às 12h


Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

5 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto Bangu ganha mais uma, Senador Camará não tem nenhuma. As pessoas precisam passar por acolhimento, o bom e velho encaixe, no posto Eithel, pois os moradores dessa localidade são considerados “área descoberta”.

  2. Enquanto isso na clínica da família da rua Araquém onde eu poderia ir a pé não tenho direito a ter atendimento pq alegam que tem posto de saúde no meu bairro e é mais distante do que a clínica. E em contrapartida atende a estrada da cancela preta que pra ir na clínica da família não de condução. Da pra entender essa divisão? Isso se chama rio de janeiro onde o errado que é correto. Lamentável

  3. Neste dia se fazem 16 anos da morte de Brizola.

    Não temos lideranças e políticos como ele. Todos hoje estão muito abaixo.

    O Diário do Rio bem que podia não deixar esse dia passar em branco.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui