Os Jogos Olímpicos de Paris são vistos como uma oportunidade para bares e restaurantes aumentarem o número de clientes, e consequentemente, o faturamento. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o rendimento pode aumentar até 10% a mais nas Olimpíadas, em comparação a uma semana normal. Em grandes eventos esportivos, como na Copa do Mundo do Catar, o faturamento dos bares e restaurantes subiu 30% nos dias de jogos do Brasil.
Para a especialista em negócios gastronômicos, Bianca Fraga, os donos de bares e restaurantes precisam se organizar com as agendas dos jogos, principalmente, com os coletivos, como vôlei, que costumam atrair mais o público. “Preparar a equipe, desenvolver um cardápio especial para o período dos jogos e abrir reservas prévias podem ser boas estratégias para garantir um bom faturamento”.
Bianca Fraga, que atua há 12 anos no mercado de food service e tem mais de 70 clientes entre bares e restaurantes de todo o Brasil, comenta estratégias para garantir o sucesso e aumentar o faturamento durante as Olimpíadas. Entre elas estão: planejamento de equipe, cardápio especial, criação de uma bebida especial, decoração e delivery.
“Se prepare para trabalhar com uma equipe maior, principalmente, durante os jogos do Brasil. Assim, evita que os clientes tenham uma experiência ruim”, orienta Bianca.