Barra da Tijuca lidera venda de imóveis no Rio

Jardim Oceânico chama a atenção dos compradores por conta de metrô, praia e de poder fazer tudo a pé

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

As vendas do primeiro bimestre de 2024 não deixam dúvidas: a Barra da Tijuca segue sendo a região da cidade que mais vende imóveis em janeiro e fevereiro. A série histórica não deixa dúvidas. Em 2020, foram 372; em 2021, 560; em 2022, 460; em 2023, 420; e, agora, 643, dobrando os valores do primeiro bimestre do ano passado e batendo o recorde de 2021.

Os números do Secovi Rio (Sindicato da Habitação) têm com base o ITBI, imposto cobrado pela Prefeitura do Rio para este tipo de transação. Atrás da Barra, estão Copacabana, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá e Campo Grande que venderam, no primeiro bimestre de 2024, respectivamente, 536, 392, 384 e 365 unidades.

Agora, o que há de tão especial na região para liderar as vendas? Além da oferta generosa de unidades para todos os gostos e bolsos, a Barra da Tijuca tem transporte farto, comércio, serviço e lazer. E ainda conta com alguns cantinhos muito exclusivos, como o Jardim Oceânico. Logo ali, no comecinho da Barra, o bairro é um dos mais arborizados e seguros da região. Sem falar nas conveniências, na praia, nas opções gastronômicas e no acesso fácil a ônibus, metrô ou BRT.

A ocupação do Jardim Oceânico tem características muito próprias — tanto pela legislação quanto pelas próprias condições geográficas. São imóveis de poucos pavimentos, em sua maioria com varandas amplas, sofisticados, modernos e funcionais, que atraem compradores interessados em uma vida mais tranquila, seja como moradia ou como um segundo lar para os fins de semana.

Advertisement

A combinação de sossego e praticidade já nasceu com o bairro, que só começou a crescer consideravelmente, tanto em termos de população quanto de economia, a partir da década de 1970. Hoje, porém, pelas ruas do Jardim Oceânico é possível encontrar lojas de utilidades, bancos, agências de correios, supermercados, farmácias, escolas, padarias, academias e consultórios. Na última década, instalou-se por ali um polo gastronômico, que atrai frequentadores de toda a cidade.

Variadas opções de contato com a natureza

WhatsApp Image 2024 04 17 at 14.30.07 Barra da Tijuca lidera venda de imóveis no Rio
Foto: Divulgação

Os moradores também nem precisam pegar carro para tomar sol, correr ou praticar outros esportes ao ar livre na praia, conhecida por reunir surfistas e atletas de kitesurf no trecho entre os postos 1 e 4. Com ciclovia na orla e praças para caminhadas, não faltam opções para o contato com a natureza. Não é à toa que muitos moradores comparam o Jardim Oceânico com o Leblon.

Todos esses elementos estão sempre no radar da Itten, que está lançando seu oitavo projeto na região. O Haus, na Avenida Rodolfo Amoedo, 419, próximo ao Shopping Downtown, traz uma arquitetura autoral e diferenciada, em seus 12 apartamentos de três quartos ou duas suítes, além de quatro coberturas lineares de três suítes, com piscina privativa e duas vagas. As obras começam no segundo semestre.

O empreendimento fica a apenas três minutos de caminhada até a Praia da Barra ou cinco minutos andando até a estação de metrô Jardim Oceânico. Dos oito projetos da Itten na região, três já foram entregues e os outros quatro estão em construção.

Ser vizinho da praticidade muda tudo. O grande conceito do Haus está relacionado à localização e a essa possibilidade de ser uma residência de onde se possa fazer tudo a pé — afirma Eduardo Cruz, sócio diretor da Incorporadora Itten — Cerca de 80% dos moradores do Jardim Oceânico visitam a praia uma vez por semana. Ao descer a rua, o morador do Haus estará a três minutos da praia”, completa ele.

Vista de tirar o fôlego

WhatsApp Image 2024 04 17 at 14.30.08 Barra da Tijuca lidera venda de imóveis no Rio
Foto: Divulgação

O novo empreendimento da Itten tira partido da beleza natural do Jardim Oceânico. Além da praia, há paisagens ao redor que transformam o dia em uma jornada repleta de encanto e inspiração. Todas as unidades frontais do residencial são voltadas para a Pedra da Gávea e com sol da manhã, o que garante luminosidade e temperaturas mais amenas na parte da tarde.

Em termo de diferenciais, um dos destaques do Haus é a possibilidade de personalização das plantas, o que torna cada unidade ainda mais exclusiva. A Bassan Arquitetura assina o projeto.

O projeto foi pensado na praticidade, na excelente localização e numa planta com muita flexibilidade. São apartamentos modernos, amplos e bem arejados. Inicialmente, são plantas de duas suítes espaçosas, com cozinha integrada ou não à sala, e cômodos amplos. Mas é possível transformar em três quartos, ganhando uma customização“, explica o arquiteto Flavio Bassan.

Já a fachada foi idealizada pelo arquiteto Lucas Coelho Netto, da Matteria, para aproveitar uma característica única do Haus. Graças ao terreno privilegiado, o edifício é mais horizontal do que seus vizinhos. Cabe lembrar ainda que a Avenida Rodolfo Amoedo é uma das poucas do bairro com canteiro central e, por isso, é mais arborizada e iluminada, o que enfatiza o conceito de fundir a ambiência de uma casa a um edifício multifamiliar.

Busca-se trazer a qualidade do viver aos pés da rua para um desenho que, por praxe, é distante do chão. Para tal, a materialidade ganha destaque e cria uma atmosfera receptiva com texturas e tonalidades naturais dadas a parte de um elemento — o tijolo. Combinado de formas diferentes, ele cria ambientes aconchegantes que remetem à vivência próxima à terra, garantindo assim, a singularidade do projeto”, pontua Lucas Netto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Barra da Tijuca lidera venda de imóveis no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui