Barra da Tijuca, um dos bairros mais completos para se morar no Rio

A Barra, além de todo o charme residencial já conhecido, ganhou vida própria profissionalmente falando, com diversas opções comerciais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem aérea da orla da Barra da Tijuca - Foto: Reprodução/Internet

A Barra da Tijuca, situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é, certamente, um dos bairros mais famosos e procurados para se morar na cidade.

Além do ”carro-chefe” da região, isto é, toda a exuberante extensão da orla, com as respectivas praias, o bairro também dispõe de outras belezas naturais, como, por exemplo, o Parque Municipal de Marapendi – que vai até o Recreio dos Bandeirantes -, o Bosque da Barra e a bucólica Ilha da Gigóia, ideal para um dia ensolarado.

Em relação ao cotidiano, a Barra da Tijuca tem atmosfera tanto residencial quanto empresarial. Isso porque, além dos inúmeros – e charmosos – condomínios para se morar, o bairro também tem vida própria profissionalmente falando, com diversas empresas sediadas por lá. Isso sem falar nos prédios/centros comerciais e nos diversos shoppings centers, como o BarraShopping, New York City Center, VillageMall e Via Parque, que dão opções variadas de compras e passeios à população local.

E para o morador que, mesmo assim, precisa se deslocar a outros pontos da cidade, a Barra ganhou, de alguns anos para cá, uma importante alternativa em relação a evitar o transtorno dos engarrafamentos. No Terminal Alvorada, o BRT, com pista exclusiva para circulação – ou seja, sem trânsito -, leva as pessoas a outros bairros da própria Zona Oeste e também da Zona Norte. Já na região do Jardim Oceânico, o metrô, pertencente à Linha 4, permite chegar ao Centro do Rio, por exemplo, em cerca de 30 minutos.

Advertisement
WhatsApp Image 2021 07 21 at 08.43.34 Barra da Tijuca, um dos bairros mais completos para se morar no Rio
Temos o Imóvel que você procura. Block Imóveis

Além de todos esses atributos positivos, a Barra da Tijuca também conta com bastante segurança para se viver. Com apoio do programa Segurança Presente, do Governo do Estado, e do policiamento em geral, o bairro conta com tranquilidade para se passear, inclusive à noite. Toda essa infraestrutura abrange, ainda, a questão educacional, já que o bairro dispõe de inúmeras – e boas – opções escolares, incluindo faculdades, e a área da saúde, com vários hospitais, como o da Unimed, Vitória, Samaritano e até mesmo o Lourenço Jorge, uma das unidades públicas melhor referendadas do Rio.

E como falar da Barra da Tijuca sem citar, também, a boemia característica do bairro. Na tradicional Avenida Olegário Maciel, situada próxima à Praia do Pepê, inúmeros barzinhos e restaurantes transforam a região num dos polos gastronômicos mais famosos da cidade. A cerca de 10km dali, perto da Avenida das Américas, o Parque das Rosas também aparece como opção para os amentes da vida noturna.

Não há dúvidas de que a Barra da Tijuca é um dos bairros mais completos do Rio de Janeiro. Belezas naturais, mobilidade urbana, infraestrutura e diversas opções de lazer. Tudo isso num só lugar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Barra da Tijuca, um dos bairros mais completos para se morar no Rio
Advertisement

27 COMENTÁRIOS

  1. Minha família iria morar na Barra, ficamos empolgados pela fama do bairro, mas minha mãe deu de contra, foi a melhor coisa que aconteceu não termos ido morar lá, o bairro é realmente bonito, mas é longe, tudo é escrito em inglês (quer coisa mais esnobe!), é quase impossível um simples atravessar de um lado para ouro da rua, eu costumo ir ao trabalho de bicicleta, lá eu seria atropelado no primeiro dia, toda vez que eu vou a barra eu perco o dia inteiro, e talvez o pior de tudo: é o maior metro quadrado de sonegadores, especuladores agiotas, gente de caráter duvidoso. Mas tem gente que gosta, mas em geral são pessoas que saíram da baixada fluminense, outros bairros da zona oeste e 171 procurando os seus pares.

  2. As filhas de todos os moradores da barra sonhando em morar em Botafogo, onde não se precisa de carro para viver e onde a vida cultural é mais do que ir no shopping comer em fast food.

  3. Nada mais fora de moda do q o chavão “barra/recreio sao bairros longe.”.
    Papo ultrapassado dos moradores da decadente, inchada, saturada e violenta zona sul.
    Esse papinho ja deu.
    A pandemia veio ai pra mostrar que, quando se pensa em qualidade de , as pessoas da zona sul estao migrando pra barra e recreio.
    Respira-se mais.
    Vive-se melhor.
    Tais bairros sao cidades a parte (principalmente a barra) q hj nao em relação a zona sul so nao tem os pontos turísticos.
    Esse papo de …”preciso de carro pra tudo” tb é balela.
    Ha fartas opções de comércio à disposição.
    Eu mesmo sai da zona sul e fui pro recreio..
    Faco absolutamente tudo a pé.
    Facil.
    Rapido.
    Seguro.
    Vivo muito melhor.
    Sem comparação.
    Arrependimento?
    So de nao ter trocado a zona sul pelp Recreio ha mais tempo.

  4. Há controvérsias…

    Eu que frequento o centro do Rio de Janeiro sempre, não gosto de calor, não gosto de praia (odeio areia), o mar da Barra é bem perigoso… não tenho mais carro (não gosto de dirigir), fazer o que na Barra da Tijuca ?

    Gosto da Barra da Tijuca, mas para mim, só a passeio – é como ir a Petrópolis…

    Até o metrô, saindo da Tijuca para a Barra, é uma bobagem, pois tenho que andar para trás, dar a volta no centro e na zona Sul, atravessando a cidade toda, para chegar bem no comecinho da Barra da Tijuca…

    Me engana, que eu gosto !!! Esse metrô chega mesmo na Barra da Tijuca ?

    Pego meu mercedes com motorista (ônibus 301 e 302), e vou fresca, lépida e fagueira para a Barra pelo Alto da Boa Vista, com toda aquela exuberância da Floresta da Tijuca.

    Assim, levo menos tempo do que de metrô até a Barra e ainda chego na Alvorada (bem no meio da Barra da Tijuca). Não é aquela chegada-enganação do metrô, bem no comecinho da Barra.

  5. Sou moradora da Praia da Barra da Tijuca e sem dúvidas é a vista mais linda que eu posso contemplar todas as manhãs.
    Tenho gratidão por poder dormir e acordar com o barulho do mar e sem contar com segurança.
    Hoje sem dúvidas é o bairro mais seguro para se viver no Rio de Janeiro .

  6. Morei em Copacabana m minha vida toda, mudei de para Barra da Tijuca em busca c a de qualidade de vida e encontrei, tudo aqui é natureza, amo não saio mais daqui, Copacabana empobreceu não porque ficou velha e sim porque ficou feia. sai de lá por medo.

  7. Morei em Copacabana m minha vida toda, mudei de para Barra da Tijuca em busca c a de qualidade de vida e encontrei, tudo aqui é natureza, amo não saio mais daqui, Copacabana empobreceu não porque ficou velha e sim porque ficou feia. sai de lá por medo ,

  8. Talvez exista muita dorme cotovelo nas críticas . Não tenho grama para morar na Barra, mas é inegável que hoje Recreio e Barra são melhores para morar . Digo aos que tem condições ! Zona sul virou um antro de pivetes , moradores de rua e assaltantes . Sábado passado passei aperto no aterro do Flamengo. Vi travestir agredindo as pessoas na rua , três homens assaltando as pessoas num posto . Vezes no chão , muitas , e a polícia praticamente só olhando . Zona sul guardada raríssimas excessões está uma porcaria .

  9. Moro na Barra e não sou carioca. Tenho carro para ir trabalhar na Zs (15 km não é longe) e fazer compras no supermercado, faço quase tudo a pé ou de bicicleta na Barra. Os principais problemas da Barra são o engarrafamento na altura do Barra shopping, o BRT e a falta de ciclovia na Av. das Américas.

  10. A Barra é maravilhosa, realmente, mas citar o BRT chega a ser piada. Os poucos ônibus estão caindo aos pedaços e muitas estações estão fechadas ou destruídas.

  11. Bom dia a todos,
    Sou morador da freguesia em Jacarepaguá e conheço Zona Sul e Barra ,trabalhei anos em Copacabana mas não gosto para morar, acho perigosa e muito barulhenta , se fosse pra escolher ei preferia a Barra,muito mais organizada e com poucos turistas, não que eu não gosto de turistas, mais infelizmente atrai mais bandidos e tornam a zona sul muito perigosa, sem contar que copacabana tem nada que preste, os melhores lugares estão em Ipanema e Leblon infelizmente, copacabana so tem nome, no passado era maravilhosa mas agora esta péssima, essa e minha opiniao, aqui em Jacarepaguá temos paz, 15 minutos da Barra,boa sorte zona sul

  12. Zona Sul é ótimo de caminhar, dá pra ser assaltado pelos pivetes em praticamente qualquer rua! E as construções? Um caso a parte. Prédios construídos na década de 50 em sua maioria, mas não ligue não, se vc tiver com infiltrações, rachaduras, fale pra visita que seu lar é rústico pois essa sempre cola. Sobre os moradores da Barra, emergentes. Trabalharam e conquistaram, veja só que estranho. Já na Zona Sul temos um padrão diferente, na maioria dos casos foi o vovô que se ferrou muito e nos deixou este rústico apartamento de herança.

  13. Já morei e não recomendo. Os serviços são poucos e tudo é longe de tudo. Sem contar que estão destruindo a natureza com prédios construídos desordenadamente, vai virar uma Copacabana em breve.

  14. Amo a Barra da Tijuca e Recreio. Tem que andar de carro? Sim.Mas é tudo muito organizado, muitos supermercados, shoppings, condomínios maravilhosos. Na verdade, quem mora aqui encontra tudo o que precisa, sem precisar se deslocar para outros bairros.

  15. Gente,

    Nasci e fui criada na zona sul do Rio de Janeiro, e, comprei meu apartamento novo e lindo em Vila Isabel zona norte a um preço ótimo e com moradores provenientes da zona sul! Ao procurar apt fui tentar o Recreio dos Bandeirantes. É muito longe de tudo! E, a barra da tijuca se caracteriza pelos emergentes! Não troco a minha querida zona sul e minha querida Vila Isabel por nada desse mundo! Berço do samba brasileiro!

  16. Moro na zona sul há anos e não trocaria pela Barra de forma alguma. Na zona sul faço tudo a pé, tenho tudo próximo de casa e nem preciso usar carro. Na Barra, tudo tem que ser feito de carro.

  17. Tudo que fala do bairro nessa matéria é verdade, porém o bairro é longe do Centro e da Zona Sul e a grande maioria dos moradores são os pobres que ficaram ricos ou medianos…..saíram do subúrbio, mas o subúrbio não saiu de dentro deles. Ou seja: bairro completo, bonito mas mal frequentado.

  18. Moro na barra e acho seguro praia limpa e bem frequentada , tem ótimos colégios no Recreio bairro próximo como o colégio Sul americano , colégio do meu filho , bons restaurantes e etc…

  19. Barra da Tijuca: um dos bairros mais longes e distantes do Rio de Janeiro tradicional e clássico (Zona Sul, Zona Norte e Centro). Moro na Tijuca próximo à Praça Afonso Pena e levo 25 minutos para ir à Ipanema pegando o Túnel Rebouças com o trânsito normal. Se tentar ir à Praia da Barra ou Recreio de carro, levo 1 hora, 1 hora e 30 minutos, por aí. Parece outra cidade, outro País. Barra é longe de tudo no Rio, até morador da Zona Sul fala isso

    • Eu acho que a Zona Sul é melhor para se andar a pé, na Barra você precisa de carro para tudo, porém acho a Barra mais limpa, segura e organizada. Estive na Zona Sul no fim de semana e vi 5 pivetes roubando na entrada do metrô do Cantagalo.

  20. Bairro completo para se morar? A Barra da Tijuca?
    É ruim (hein!)
    Eu que morava na zona oeste, depois que mudei para a Zona Sul, nunca mais frequentei a Barra da Tijuca, nem vi necessidade, principalmente em atrações culturais, mercados e shoppings.
    Apenas praia mesmo assim um bate e volta, nem perco meu tempo com outras coisas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui