Imagem aérea da orla da Barra da Tijuca - Foto: Reprodução/Internet

A Barra da Tijuca, situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é, certamente, um dos bairros mais famosos e procurados para se morar na cidade.

Além do ”carro-chefe” da região, isto é, toda a exuberante extensão da orla, com as respectivas praias, o bairro também dispõe de outras belezas naturais, como, por exemplo, o Parque Municipal de Marapendi – que vai até o Recreio dos Bandeirantes -, o Bosque da Barra e a bucólica Ilha da Gigóia, ideal para um dia ensolarado.

Em relação ao cotidiano, a Barra da Tijuca tem atmosfera tanto residencial quanto empresarial. Isso porque, além dos inúmeros – e charmosos – condomínios para se morar, o bairro também tem vida própria profissionalmente falando, com diversas empresas sediadas por lá. Isso sem falar nos prédios/centros comerciais e nos diversos shoppings centers, como o BarraShopping, New York City Center, VillageMall e Via Parque, que dão opções variadas de compras e passeios à população local.

E para o morador que, mesmo assim, precisa se deslocar a outros pontos da cidade, a Barra ganhou, de alguns anos para cá, uma importante alternativa em relação a evitar o transtorno dos engarrafamentos. No Terminal Alvorada, o BRT, com pista exclusiva para circulação – ou seja, sem trânsito -, leva as pessoas a outros bairros da própria Zona Oeste e também da Zona Norte. Já na região do Jardim Oceânico, o metrô, pertencente à Linha 4, permite chegar ao Centro do Rio, por exemplo, em cerca de 30 minutos.

Além de todos esses atributos positivos, a Barra da Tijuca também conta com bastante segurança para se viver. Com apoio do programa Segurança Presente, do Governo do Estado, e do policiamento em geral, o bairro conta com tranquilidade para se passear, inclusive à noite. Toda essa infraestrutura abrange, ainda, a questão educacional, já que o bairro dispõe de inúmeras – e boas – opções escolares, incluindo faculdades, e a área da saúde, com vários hospitais, como o da Unimed, Vitória, Samaritano e até mesmo o Lourenço Jorge, uma das unidades públicas melhor referendadas do Rio.

E como falar da Barra da Tijuca sem citar, também, a boemia característica do bairro. Na tradicional Avenida Olegário Maciel, situada próxima à Praia do Pepê, inúmeros barzinhos e restaurantes transforam a região num dos polos gastronômicos mais famosos da cidade. A cerca de 10km dali, perto da Avenida das Américas, o Parque das Rosas também aparece como opção para os amentes da vida noturna.

Não há dúvidas de que a Barra da Tijuca é um dos bairros mais completos do Rio de Janeiro. Belezas naturais, mobilidade urbana, infraestrutura e diversas opções de lazer. Tudo isso num só lugar.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

25 COMENTÁRIOS

  1. Nada mais fora de moda do q o chavão “barra/recreio sao bairros longe.”.
    Papo ultrapassado dos moradores da decadente, inchada, saturada e violenta zona sul.
    Esse papinho ja deu.
    A pandemia veio ai pra mostrar que, quando se pensa em qualidade de , as pessoas da zona sul estao migrando pra barra e recreio.
    Respira-se mais.
    Vive-se melhor.
    Tais bairros sao cidades a parte (principalmente a barra) q hj nao em relação a zona sul so nao tem os pontos turísticos.
    Esse papo de …”preciso de carro pra tudo” tb é balela.
    Ha fartas opções de comércio à disposição.
    Eu mesmo sai da zona sul e fui pro recreio..
    Faco absolutamente tudo a pé.
    Facil.
    Rapido.
    Seguro.
    Vivo muito melhor.
    Sem comparação.
    Arrependimento?
    So de nao ter trocado a zona sul pelp Recreio ha mais tempo.

  2. Há controvérsias…

    Eu que frequento o centro do Rio de Janeiro sempre, não gosto de calor, não gosto de praia (odeio areia), o mar da Barra é bem perigoso… não tenho mais carro (não gosto de dirigir), fazer o que na Barra da Tijuca ?

    Gosto da Barra da Tijuca, mas para mim, só a passeio – é como ir a Petrópolis…

    Até o metrô, saindo da Tijuca para a Barra, é uma bobagem, pois tenho que andar para trás, dar a volta no centro e na zona Sul, atravessando a cidade toda, para chegar bem no comecinho da Barra da Tijuca…

    Me engana, que eu gosto !!! Esse metrô chega mesmo na Barra da Tijuca ?

    Pego meu mercedes com motorista (ônibus 301 e 302), e vou fresca, lépida e fagueira para a Barra pelo Alto da Boa Vista, com toda aquela exuberância da Floresta da Tijuca.

    Assim, levo menos tempo do que de metrô até a Barra e ainda chego na Alvorada (bem no meio da Barra da Tijuca). Não é aquela chegada-enganação do metrô, bem no comecinho da Barra.

  3. Sou moradora da Praia da Barra da Tijuca e sem dúvidas é a vista mais linda que eu posso contemplar todas as manhãs.
    Tenho gratidão por poder dormir e acordar com o barulho do mar e sem contar com segurança.
    Hoje sem dúvidas é o bairro mais seguro para se viver no Rio de Janeiro .

  4. Morei em Copacabana m minha vida toda, mudei de para Barra da Tijuca em busca c a de qualidade de vida e encontrei, tudo aqui é natureza, amo não saio mais daqui, Copacabana empobreceu não porque ficou velha e sim porque ficou feia. sai de lá por medo.

  5. Morei em Copacabana m minha vida toda, mudei de para Barra da Tijuca em busca c a de qualidade de vida e encontrei, tudo aqui é natureza, amo não saio mais daqui, Copacabana empobreceu não porque ficou velha e sim porque ficou feia. sai de lá por medo ,

  6. Talvez exista muita dorme cotovelo nas críticas . Não tenho grama para morar na Barra, mas é inegável que hoje Recreio e Barra são melhores para morar . Digo aos que tem condições ! Zona sul virou um antro de pivetes , moradores de rua e assaltantes . Sábado passado passei aperto no aterro do Flamengo. Vi travestir agredindo as pessoas na rua , três homens assaltando as pessoas num posto . Vezes no chão , muitas , e a polícia praticamente só olhando . Zona sul guardada raríssimas excessões está uma porcaria .

  7. Moro na Barra e não sou carioca. Tenho carro para ir trabalhar na Zs (15 km não é longe) e fazer compras no supermercado, faço quase tudo a pé ou de bicicleta na Barra. Os principais problemas da Barra são o engarrafamento na altura do Barra shopping, o BRT e a falta de ciclovia na Av. das Américas.

  8. A Barra é maravilhosa, realmente, mas citar o BRT chega a ser piada. Os poucos ônibus estão caindo aos pedaços e muitas estações estão fechadas ou destruídas.

  9. Bom dia a todos,
    Sou morador da freguesia em Jacarepaguá e conheço Zona Sul e Barra ,trabalhei anos em Copacabana mas não gosto para morar, acho perigosa e muito barulhenta , se fosse pra escolher ei preferia a Barra,muito mais organizada e com poucos turistas, não que eu não gosto de turistas, mais infelizmente atrai mais bandidos e tornam a zona sul muito perigosa, sem contar que copacabana tem nada que preste, os melhores lugares estão em Ipanema e Leblon infelizmente, copacabana so tem nome, no passado era maravilhosa mas agora esta péssima, essa e minha opiniao, aqui em Jacarepaguá temos paz, 15 minutos da Barra,boa sorte zona sul

  10. Zona Sul é ótimo de caminhar, dá pra ser assaltado pelos pivetes em praticamente qualquer rua! E as construções? Um caso a parte. Prédios construídos na década de 50 em sua maioria, mas não ligue não, se vc tiver com infiltrações, rachaduras, fale pra visita que seu lar é rústico pois essa sempre cola. Sobre os moradores da Barra, emergentes. Trabalharam e conquistaram, veja só que estranho. Já na Zona Sul temos um padrão diferente, na maioria dos casos foi o vovô que se ferrou muito e nos deixou este rústico apartamento de herança.

  11. Já morei e não recomendo. Os serviços são poucos e tudo é longe de tudo. Sem contar que estão destruindo a natureza com prédios construídos desordenadamente, vai virar uma Copacabana em breve.

  12. Amo a Barra da Tijuca e Recreio. Tem que andar de carro? Sim.Mas é tudo muito organizado, muitos supermercados, shoppings, condomínios maravilhosos. Na verdade, quem mora aqui encontra tudo o que precisa, sem precisar se deslocar para outros bairros.

  13. Gente,

    Nasci e fui criada na zona sul do Rio de Janeiro, e, comprei meu apartamento novo e lindo em Vila Isabel zona norte a um preço ótimo e com moradores provenientes da zona sul! Ao procurar apt fui tentar o Recreio dos Bandeirantes. É muito longe de tudo! E, a barra da tijuca se caracteriza pelos emergentes! Não troco a minha querida zona sul e minha querida Vila Isabel por nada desse mundo! Berço do samba brasileiro!

  14. Moro na zona sul há anos e não trocaria pela Barra de forma alguma. Na zona sul faço tudo a pé, tenho tudo próximo de casa e nem preciso usar carro. Na Barra, tudo tem que ser feito de carro.

  15. Tudo que fala do bairro nessa matéria é verdade, porém o bairro é longe do Centro e da Zona Sul e a grande maioria dos moradores são os pobres que ficaram ricos ou medianos…..saíram do subúrbio, mas o subúrbio não saiu de dentro deles. Ou seja: bairro completo, bonito mas mal frequentado.

  16. Moro na barra e acho seguro praia limpa e bem frequentada , tem ótimos colégios no Recreio bairro próximo como o colégio Sul americano , colégio do meu filho , bons restaurantes e etc…

  17. Barra da Tijuca: um dos bairros mais longes e distantes do Rio de Janeiro tradicional e clássico (Zona Sul, Zona Norte e Centro). Moro na Tijuca próximo à Praça Afonso Pena e levo 25 minutos para ir à Ipanema pegando o Túnel Rebouças com o trânsito normal. Se tentar ir à Praia da Barra ou Recreio de carro, levo 1 hora, 1 hora e 30 minutos, por aí. Parece outra cidade, outro País. Barra é longe de tudo no Rio, até morador da Zona Sul fala isso

    • Eu acho que a Zona Sul é melhor para se andar a pé, na Barra você precisa de carro para tudo, porém acho a Barra mais limpa, segura e organizada. Estive na Zona Sul no fim de semana e vi 5 pivetes roubando na entrada do metrô do Cantagalo.

  18. Bairro completo para se morar? A Barra da Tijuca?
    É ruim (hein!)
    Eu que morava na zona oeste, depois que mudei para a Zona Sul, nunca mais frequentei a Barra da Tijuca, nem vi necessidade, principalmente em atrações culturais, mercados e shoppings.
    Apenas praia mesmo assim um bate e volta, nem perco meu tempo com outras coisas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui