O Barramares é o palco de uma competição que visa integrar equipes de basquetebol de diversos bairros da cidade. A Copa Barramares é um projeto piloto idealizado pelo Professor Paulo Pestana, fundador da equipe de basquete Barramares Sharks, com o objetivo de transformar a competição na pré-temporada da Liga Super Basketball, considerada principal torneio amador brasileiro. A próxima rodada acontecerá no dia 3 de julho, estreia do torneio amador, e definirá as equipes finalistas do torneio.

A iniciativa de reviver o esporte na região começou há 5 anos no condomínio, que já foi palco e referência nos esportes coletivos. Atletas famosos do basquete, vôlei e futebol jogavam nessas quadras e também participavam dos antigos Jogos da Barra, tradicional torneio em que os condomínios se enfrentavam. Os moradores da região reconhecem e admiram a iniciativa, que movimenta o esporte novamente. Após esse hiato sem competições, quero que essa pré-temporada se torne um grande incentivo para a prática dos esportes e vire celeiro de novos talentos– explica Paulo.

Outro ponto levantado pelo treinador é o caráter social da iniciativa. O Barramares Sharks tem quase 30 jogadores. A equipe conta com moradores do condomínio, mas a grande maioria reside em outras regiões como Maré, Tijuquinha, Morro do Salgueiro e Rocinha.

Essa integração social entre todos os jogadores é fundamental para combater qualquer tipo de segregação social. Por que o morador de comunidade não pode vir jogar numa quadra da Barra da Tijuca e vice versa? Além dos benefícios que a competição promove, quero permitir que essas pessoas possam ter acesso a outras oportunidades na vida. Quando um conhece o outro, tudo se torna mais fácil– explica Paulo Pestana, que busca ajudar alguns por meio do círculo de amizades que o esporte proporciona. Como exemplo, ele cita que já conseguiu empregar um dos jogadores no condomínio onde mora.

O Basquete Maré é um dos seis times que cruzam a cidade para jogar pela pré-temporada. O técnico Gabriel Júnior tem 16 jogadores na competição. Ele conta que a equipe reúne pessoas de diversas classes sociais e também reconhece o poder de transformação social desse tipo de iniciativa para aqueles que precisam:

Eles vão para uma outra realidade e têm que mostrar por que estão ali. É uma porta para outras oportunidades – explica Gabriel sobre a importância de jogar em locais como o Barramares.

A Copa Barramares conta com 60 atletas na disputa do troféu. Os melhores jogadores de ataque e defesa também serão escolhidos.  As torcidas dos times estão vetadas de comparecerem aos jogos por enquanto. Por isso, contam com transmissão ao vivo pela página do Barramares Sharks. Antes das partidas é realizada a aferição de temperatura dos atletas. A equipe de apoio e técnicos têm que permanecer de máscara e respeitarem o distanciamento. Além disso, a organização disponibiliza álcool em gel para higienização das mãos. 

Serviço:
Copa Barramares – Torneio Amador
Data: 03 de julho de 2021
Endereço: Av. Lúcio Costa, 3300 – Barra da Tijuca
Horário:16h

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui