Cais dos Mineiros - Juan Gutierrez -

A UIA2021RIO EXPO, evento integrado ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos, lança no dia 27/5, em sua loja conceito no CasaShopping, a exposição “O Rio Antigo de Juan Gutierrez – Registros da Arquitetura da Cidade no Séc. XIX”. São 20 imagens, escolhidas com a curadoria de Daniel Sampaio, do Instituto Rio Antigo, e disponibilizadas pelo Museu Histórico Nacional.

Juan Gutierrez de Padilha é um fotógrafo caribenho com um papel singular na história da fotografia brasileira do século XIX. Naturalizado em 1893, é autor de célebres imagens das tropas durante a Revolta da Armada. Em 1897, se dirigiu ao sertão baiano para documentar a guerra de Canudos, onde faleceu. Além das fotos de conflitos, Gutierrez produziu muitos registros da cidade do Rio de sua época.

“Juan Gutierrez, apesar de ter sido um excelente fotógrafo, não é muito conhecido do grande público. Suas fotografias da década de 1890 apresentam a cidade antes da reforma de Pereira Passos de modo que podemos visualizá-la de longe e também apreciar os pormenores de algumas construções, além de seus habitantes. Se Gutierrez não tivesse falecido precocemente, seria tão conhecido e admirado como Marc Ferrez e Augusto Malta. Mas ainda está em tempo de fazer justiça ao seu legado”, Maria Isabel Lenzi, historiadora e pesquisadora do Arquivo Histórico do Museu Histórico Nacional.

O Instituto Rio Antigo é conhecido por seu perfil no Instagram – @rioantigo-, que impacta mais de 165 mil pessoas, com conteúdo editorial original inspirado na iconografia do Rio de Janeiro que está sob os cuidados de instituições de memória, acervos públicos e privados, e também com a ajuda dos seguidores. “Escolhi imagens que mostram a arquitetura e cotidiano de um Rio de Janeiro para nós quase irreconhecível – uma cidade construída que se perdeu no tempo. No final do século XIX, éramos uma cidade ainda de feições coloniais. Um Rio que em pouco tempo se transformaria profundamente”, aponta Daniel Sampaio, advogado e memorialista, fundador e presidente do Instituto Rio Antigo.

O lançamento da exposição será um evento fechado com ingressos gratuitos, porém limitados, que podem ser adquiridos na plataforma do Sympla (link nas redes sociais da UIA2021RIO EXPO). Tudo seguindo os protocolos de prevenção exigidos em tempos de pandemia. A inauguração também terá uma mini palestra com Daniel Sampaio e Carlos Fernando Andrade, doutor em arquitetura e urbanismo, ex-superintendente do Iphan-RJ, mediada por André Grimião, jornalista, professor e criador de conteúdo dos perfis @andregrimiao e @rioantigo no Instagram. Já o grande público poderá conferir as imagens, até o dia 17/06, sem a necessidade de ingressos, de segunda a sexta, das 11h às 19h.

Serviços:
Local: Loja Conceito da UIA2021RIO EXPO. CasaShopping • Av. Ayrton Senna, 2150. Barra da Tijuca.
Data da inauguração: 27/05/2021.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 19h.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui