Barraqueiros de praia se tornam Patrimônio Cultural do Povo Carioca

Projeto de lei é de autoria do vereador Marcio Ribeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

O Prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou a lei que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Povo Carioca os barraqueiros de praia. Para o vereador Marcio Ribeiro, do Avante, autor do projeto de lei, os barraqueiros de praia têm uma função social, que possui importância não só econômica, mas também cultural:

“Os barraqueiros se tornaram uma tradição cultural, são importantes no relacionamento com os turistas e frequentadores da praia, além de serem utilizados como ponto de referência, como por exemplo a barraca do Uruguai, no posto 9 ou a barraca PQD, no posto 8 em Copacabana. Além disso, eles estimulam atividades de educação ambiental e de preservação do meio ambiente, conscientizando os banhistas a recolher seu lixo, disponibilizando lixeiras em suas barracas e incentivando práticas de reciclagem”, conclui Marcio Ribeiro.

Maria do Carmo Nunes, barraqueira na praia de Copacabana ha 18 anos, diz que essa é uma homenagem mais do que merecida, afinal, quem frequenta as praias da cidade sabe a importância que os barraqueiros tem:

“Quando a gente chega pela manhã, já pensamos desde a forma de arrumar as cadeiras e guarda-sóis, até a temperatura das bebidas e o que vamos oferecer de petiscos para os nossos clientes. A gente trabalha de sol a sol, mas trabalhamos felizes em servir os carocas. Enquantos eles se divertem, a gente rala”, brinca Dona Maria, que confirma que essa atividade é, em muitas das vezes, a única fonte de renda das famílias dos barraqueiros.

Advertisement

Segundo dados da Prefeitura, existem hoje 1.019 ambulantes em pontos fixos (barraqueiros) cadastrados. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Barraqueiros de praia se tornam Patrimônio Cultural do Povo Carioca
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui