Inaugurado em outubro de 1981, o BarraShopping, considerado um dos maiores polos de comércio e serviços da América Latina, comemora 40 anos em 2021. O empreendimento, que impulsionou o desenvolvimento da região da Barra da Tijuca com seu mix que une serviços, lazer, entretenimento e atendimento médico em um só lugar, celebra o marco com um resgate de sua história ao longo das últimas quatro décadas. A comemoração tem início com uma campanha digital com vídeos testemunhais; uma ação de gentileza para os clientes no dia do aniversário e, para fechar o ano com chave de ouro, a Disney volta a ser tema do Natal, que há 26 já foi sucesso entre os frequentadores.

E a poucos meses para o Natal, uma das datas mais simbólicas do ano, o shopping anuncia uma parceria com a Disney e traz o mundo mágico para seus visitantes 26 anos depois de conquistar os cariocas com o Castelo da Cinderela, em 1995. Com decorações distribuídas por todo o mall, o projeto inédito traz diversos personagens em divertidas ativações, como o Mickey Show, na Praça de Eventos, em uma árvore inspirada no personagem mais famoso do mundo, além de uma réplica gigante que promete fazer a alegria dos pequenos. Os fãs de Star Wars também terão um momento especial no lounge da Portaria A, com uma nave Millennium Falcon e uma árvore com túnel de sabres de luz. As princesas da Disney também terão um espaço todo dedicado a elas na Praça C&A, no Nível Lagoa, com cenários instagramáveis da Moana, Ariel e Rapunzel. Já os simpáticos e divertidos Woody e Buzz Lightyear levam sua turma do Toy Story para muita diversão no NewYorkCityCenter. Esta é a primeira vez que a Disney realiza um projeto unificando diferentes propriedades da marca.

Ícone do Rio de Janeiro, o BarraShopping marcou a história da cidade de diversas formas nessas primeiras quatro décadas. Entre os feitos mais importantes, em 1994 levou o nome do Rio de Janeiro para o Guinness Book, o livro dos recordes, ao produzir um sino de 153 metros de altura para a decoração de Natal daquele ano. Já em 1996, assumiu a semana de moda carioca, que incorporou o nome do shopping no evento e passou a se chamar Semana BarraShopping de Estilo. A ação foi tão importante para a cidade que se perpetuou dando origem ao Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do país. E reforçando o ineditismo de seu DNA, em 2006 o BarraShopping trouxe pela primeira vez ao Brasil o circo mais famoso do mundo, o Cirque du Soleil, presenteando cariocas e turistas de outras cidades com apresentações do espetáculo “Saltimbanco”.

Com 101 mil m², o BarraShopping já passou por sete expansões e se tornou um gigante, influenciando fortemente o desenvolvimento da Barra da Tijuca e contribuindo para tornar a região uma potência econômica para a cidade. O Complexo, que comporta ainda o shopping NewYorkCityCenter e dois Centros Médicos de alto padrão, soma mais de 700 lojas; gera 12 mil vagas de emprego, direta e indiretamente; recebe cerca de 36 milhões de visitantes por ano e é líder de faturamento entre os 19 shoppings da Multiplan, com uma receita anual de R$2 bilhões.

Para essa e outras histórias, siga meu Instagram @marketingeoutrashistorias

Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui