Bayard Do Coutto Boiteux – José Eduardo Guinle: um apaixonado pelo Rio que nos deixa

Ele foi ex-secretário de turismo do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: WILTON JUNIOR

Zé Eduardo, como os amigos sempre o chamavam foi um exemplo de luta pelo turismo e pela hotelaria carioca e brasileira. Quando o conheci, nos anos 80,quando iniciei minha carreira no setor público, ele, além de comandar o Hotel Copacabana Palace, com sua mãe D. Mariazinha, era presidente da AHT-Associação de Hotéis de Turismo do RJ, que congregava os equipamentos de luxo. Foi um encontro de almas, que nos uniu como amigos até hoje, quando aos 77 anos, nos deixou.

Não posso esquecer sua gentileza e educação, atenção e preocupação com o próximo e apoio constante a vários projetos que desenvolvi, desde o programa de capacitação para as forças de segurança do Estado do RJ, ao trabalho com o Corpo Consular e correspondentes estrangeiro e ao projeto Embaixadores do Turismo do RJ, que desenvolvemos juntos desde os seus primórdios, na administração Saturnino Braga, quando a primeira edição aconteceu em jantar black tie, no Golden Room do Copacabana Palace, com apresentação de Carlos Machado.

Jose Eduardo foi presidente e fundador do Rio Convention & Visitors Bureau,dirigiu o curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Estácio de Sá, foi secretário de turismo do RJ e presidente da Riotur. Na Riotur e Secretaria de Turismo, fui seu assessor especial, onde aprendi muito.

Sempre com uma fidalguia, que aprendeu com os pais, trazia no coração a vontade de viver grandes amores e ser um pai presente. Seus ternos eram impecáveis, assim como suas canetas. Era exigente consigo mesmo e com os que trabalhavam com ele. Inspirava emoção, razão, resiliência e era um empreendedor, tendo assessorado inúmeros hotéis no Brasil.

Advertisement

Vou sentir muito a sua falta, com quem conversei muitas vezes durante a pandemia e sempre se mostrou solidário. Era alguém que estará para sempre no meu coração.

Um dia, vamos nos encontrar! Meu respeito e minha admiração!

*Bayard Do Coutto Boiteux é vice-presidente da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, professor e escritor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bayard Do Coutto Boiteux - José Eduardo Guinle: um apaixonado pelo Rio que nos deixa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui