Bebê que foi transplantado aos 6 meses de vida recebe alta no Rio

Pedro Lucas Assunção, agora com 9 meses, é o mais jovem cidadão fluminense a receber transplante de coração na história do estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pedro Lucas Assunção - Foto: Reprodução/TV Globo

Um momento de muita felicidade aconteceu na última terça-feira (14/12) no Rio de Janeiro. O bebê Pedro Lucas Assunção, de 9 meses de idade, recebeu alta pouco mais de 3 meses após passar por um transplante de coração, realizado em 11/09.

Ele, vale ressaltar, é o cidadão mais novo da história do RJ a passar por esse tipo de procedimento. Seu nascimento aconteceu em 06/03, no Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, na região central da capital fluminense, e, cerca de 2 meses depois, foi transferido para o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, na Zona Sul, onde estava até então.

”Ele nunca viu a rua, nunca viu o sol, nunca pisou no chão”, disse a mãe, Nilce Vianna Assunção, antes de explicar como foi descoberto o problema, quando estava prestes a deixar a maternidade: ”Falaram comigo: ‘Mãezinha, eu vi um probleminha no coraçãozinho dele. Ele vai continuar internado aqui para podermos averiguar mais a fundo”’.

Explicando melhor, Pedro Lucas nasceu com miocardiopatia dilatada, que faz o coração ser triplicado de tamanho e enfraquecido na mesma proporção. O órgão não conseguiria bombear o sangue para todo o corpo do bebê.

Pedro, então, ficou internado no Maria Amélia até ser transferido ao INC, onde entrou na fila do transplante. ”O médico falou na minha cara: ‘50% de chance de viver e 50% de não viver’. Foi difícil, pois eu achava que meu filho não conseguiria fazer transplante, pelo fato de ser bebê”, contou Nilce.

”Havia uma série de instabilidades não só por conta da doença, mas também pela própria maturação do organismo de uma criança que acabou de nascer. Isso, obviamente, tornou a manipulação clínica bastante complexa”, explicou João Manoel Pedroso, diretor-geral do INC.

Em setembro, porém, veio a notícia que todos aguardavam: um pequeno coração foi encontrado para o menino. Ele pertencia a um bebê que faleceu no Paraná. Após chegar ao Rio na madrugada de 11/09, a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), a cirurgia aconteceu e, então, Pedro se tornou a pessoa mais jovem a ser transplantada no RJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bebê que foi transplantado aos 6 meses de vida recebe alta no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui