A Biblioteca Parque Estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas, na região central do Rio de Janeiro, está passando por uma reforma. A fachada do local está sendo revitalizada por 5 artistas do Coletivo MUDA, que foram convidados pelo projeto urbanístico Rua Walls – responsável, por exemplo, pelas pinturas no muro da Avenida Rodrigues Alves.
A frente da biblioteca começou a ser preparada na última segunda-feira (24) e terá um mural de 800m² homenageando os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. O painel, com estética geométrica e abstrata, está sendo preparado pelos designers João Tolentino e Bruna Vieira, além dos arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache.
Vale ressaltar que a técnica utilizada pelo MUDA é focada no modernismo brasileiro, tendo o artista carioca Athos Bulcão, falecido em 2008, como grande expoente. Ele é mundialmente reconhecido por seus murais com pinturas realizadas sobre azulejos, com formas geométricas e abstratas.
O painel que decora a Igreja Nossa Senhora de Fátima, mais conhecida como Igrejinha, em Brasília, no Distrito Federal, é um de seus trabalhos mais famosos.
O que foi
Ocorrida em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna marcou o início do modernismo brasileiro, que durou até 1960. O evento, importante parte da revolução cultural do país, contou com grandes nomes da cena artística da época, como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, entre outros.