Com a Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga reinaugurada, os moradores de Campo Grande passam a usufruir de todas as atividades que o espaço irá proporcionar, entre eles, um Programa Educativo composto por: Clube de leitura; Contação de histórias; Palestras; Oficinas; Exposições e Eventos. Com base em uma fundamentação teórica sólida e uma abordagem prática voltada para a participação comunitária e a diversidade, o objetivo de todas as atividades, atrações e programação é transformar a biblioteca em um verdadeiro núcleo de cultura e educação no bairro.
O Clube de Leitura irá abordar diferentes gêneros literários, temas atuais e aqueles elencados pela Coordenação Pedagógica como de interesse para o grupo e faixa etária, levando em conta datas comemorativas e temas como: racismo, homofobia, saberes periféricos como expressão artística, educação ambiental, direitos humanos, entre outros. Toda segunda-feira, às 14h, tem atividade do Clube de Leitura
As Atividades de Contação de Histórias irão focar em contos tradicionais que possam traçar paralelos com a bagagem cultural do público. Essa atividade será voltada para toda a família, incluindo crianças, adolescentes e adultos.
Haverá Palestras com temas variados e relevantes para a comunidade. Com diferentes gêneros literários e temas atuais. A biblioteca promoverá também Oficinas de escrita criativa, ilustração de livros e mediação de leitura. Já as Exposições incluem montagem de exposições com a participação dos usuários e artistas locais; destaque de obras literárias, autores locais e temas relevantes para a comunidade. As exposições serão ponto de partida para a mediação cultural com grupos e visitantes espontâneos da biblioteca que queiram participar das atividades do programa educativo.
Os Eventos serão realizados em parcerias com escolas locais, grupos literários e artistas da região para ampliar o alcance das atividades. Esses eventos terão o objetivo de apresentar à população um pouco mais sobre o funcionamento da biblioteca. As atividades vão incluir visitas mediadas, sessões de leitura em grupo, exposições de obras de artistas locais e consultas individuais com os bibliotecários e equipe do programa educativo.
“Estamos muito felizes em implementar esse Programa Educativo na biblioteca. Acreditamos que essas atividades irão desempenhar um papel crucial no desenvolvimento individual e comunitário dos participantes. Queremos atender às necessidades educacionais e culturais dos moradores de Campo Grande e tornar a biblioteca um centro de referência de aprendizado, cultura, inclusão e engajamento comunitário, afirma Marjory Rocha, coordenadora do projeto na Graviola.
A revitalização da Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga faz parte do retorno do projeto Bibliotecas do Amanhã, que é realizado pela Prefeitura do Rio Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura e da Gerência de Livro e Leitura e conta com a parceria da Graviola Produções, que realiza projetos culturais e já tem um extenso trabalho relacionado às leis de incentivo à cultura.
A Biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Amaral Costa, 140. O Programa Educativo vai funcionar às segundas-feiras (das 11h às 17h); às quartas (das 9h às 17h) e às sextas (das 9h às 15h).